quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

4 maneiras simples de usar vídeo na sala de aula



Os benefícios do uso de vídeos como ferramenta de ensino em sala de aula são vários. Além de prender a atenção dos alunos, ele também possibilita o desenvolvimento de diferentes projetos de envolvimento com os estudantes.



Para os professores que pretendem aumentar a sua utilização desse recurso na educação, existem maneiras simples de uso e vários disponíveis. Confira a seguir algumas ideias para você começar a fazer ou a usar vídeo na sala de aula:

1. Vídeo na sala de aula: Mostrar o que não pode ser demonstrado em aula
Certas experiências como lançamento de foguetes e reações químicas não podem ser feitas nem em laboratórios escolares. Para essas situações, a melhor maneira de fazer uma "aula prática" é mostrar um vídeo bem didático e realista.


2. Vídeo na sala de aula: Excursões
Nem sempre é prático para levar uma classe inteira para um local fora da escola. A experiência é ótima para os alunos, mas muitas vezes isso não é viável. Para solucionar esse problema, os professores podem fazer passeios virtuais em museus mundialmente famosos, viagens ao espaço e até mesmo o uso do recurso doGoogle Earth.


3. Vídeo na sala de aula: Línguas estrangeiras
Quando se estuda outro idioma é muito importante ouvir todos os tipos de sotaque. Essa é uma ótima oportunidade para inserir o vídeo na sala. Utilizar ferramentas como Skype ou vídeos disponíveis no Youtube pode aumentar o interesse e facilitar a aprendizagem.


4. Vídeo na sala de aula: Estimular a criatividade
Muitos estudantes já estão criando e compartilhando conteúdo digital fora da sala de aula. Aproveite a sua criatividade e faça alguma atividade que use habilidades exigidas na escola para criar um vídeo relacionado com a matéria.




                                                         Fonte: Uni<ersia Brasil

0 comments:

CURTA!