quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Projeto de pesquisa da UFRB em Metareciclagem seleciona bolsistas


O projeto de pesquisa "Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismos de Sustentação Econômica", vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), torna público o edital para seleção de bolsistas de Iniciação Científica, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). São oferecidas duas vagas para estudantes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e Engenharia de Computação, e uma vaga para estudantes de Artes Visuais.
Podem participar da seleção estudantes que estejam regularmente matriculados, no ato da inscrição, cursando a partir do 2º semestre; não tenham vínculo empregatício de qualquer tipo e que não estejam recebendo qualquer outro tipo de bolsa; e com disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 350, a ser pago pela Fapesb durante 12 meses.
O período de inscrição vai até o dia 14 de fevereiro. Os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição disponível no edital e apresentar, anexando fotocópia do RG e CPF, comprovante de matrícula e Curriculum Vitae, na secretaria do Pavilhão de Aulas I em Cruz das Almas ou na Xerox do CAHL em Cachoeira. Após análise dos documentos, no dia 18 de fevereiro, os pré-selecionados serão convocados por e-mail para a segunda etapa, que consistirá de entrevista com a Comissão de Seleção.
As entrevistas para os estudantes dos cursos Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e Engenharia de Computação serão no dia 21 de fevereiro, no período das 9h às 12h horas, na sala de reunião do CCAAB. As entrevistas para os estudantes do curso de Bacharelado em Artes Visuais serão no dia 21 de fevereiro, no período das 14h às 17h, na sala de reunião do 3º andar do CAHL. O candidato que não comparecer à entrevista está automaticamente desclassificado. O resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro.
Metareciclagem – Os projetos de metareciclagem promovem a reciclagem do lixo eletrônico objetivando a transformação social. A iniciativa do CAHL nesta área é coordenada pelo professor Fernando Rabelo, com apoio da professora Alessandra Azevedo (CCAAB), e tem como principal objetivo estimular a educação empreendedora.
Jovens das escolas de Cachoeira, São Félix e Cruz das Almas serão capacitados para a montagem de computadores a partir da reconstituição de equipamentos obsoletos e/ou descartados e para o desenvolvimento de sistemas de objetos utilitários e decorativos, a partir da reciclagem de resíduos eletrônicos que não conseguiram ser aproveitados no processo de metareciclagem, estimulando assim, a formação de unidades empreendedoras de negócios a serem geridas pelos próprios jovens.
Baixe a Ficha de Inscrição e confira o Edital.

0 comments:

CURTA!