sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bibliotecas de Oxford e do Vaticano vão disponibilizar parte de acervo online


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
serão disponibilizados documentos das áreas de manuscritos gregos, livros impressos no século 15 e manuscritos e documentos antigos em hebraico

Uma das bibliotecas da Universidade de Oxford, em parceria com a BAV (Biblioteca Apostólica do Vaticano), anunciou um projeto de digitalização de parte do acervo de ambas as coleções, com o objetivo de disponibilizar de graça, na internet, aproximadamente 1,5 milhão de páginas de documentos para pesquisadores e para o público em geral.



Segundo a BBC Brasil, a Biblioteca Bodleian, de Oxford, divulgou comunicado no qual afirma que serão disponibilizados, em um prazo de até quatro anos, documentos das áreas de manuscritos gregos, livros impressos no século 15 e manuscritos e documentos antigos em hebraico.

De acordo com o comunicado, “essas áreas foram escolhidas pela força de suas coleções em ambas as bibliotecas e pela importância acadêmica nas respectivas áreas. O esforço também beneficiará acadêmicos, ao unir virtualmente documentos que têm estado dispersos entre as duas coleções nos últimos séculos”.

Aproximadamente dois terços do material a ser colocado na internet vão partir da Biblioteca do Vaticano. O restante será publicado pela Bodleian.

As coleções das duas bibliotecas, segundo afirmam seus organizadores, estão entre as maiores do mundo. O cardeal Raffaele Farina, da BAV, explica que a biblioteca da Santa Sé abriga documentos que datam de até seis séculos atrás.


Mais de 1.000 livros para download grátis



                                                                                             Fonte: Universia Brasil

0 comments:

CURTA!