segunda-feira, 4 de março de 2013

Médicos relatam primeiro caso de cura da AIDS


A doutora Deborah Persaud, do John Hopkins Hospital, anunciou o primeiro caso de cura da Aids. O paciente é um menino norte-americano nascido com o vírus contraído durante a gestação, segundo informações do site Science Daily.
Durante 18 meses o menino recebeu tratamento com antirretrovirais e foi colocado em observação, ficando 5 meses sem receber o medicamento. Não se trata de uma erradicação plena do vírus, mas é uma presença tão débil que o sistema imunológico do organismo do menino é capaz de dar conta da infecção sem os remédios.
O único caso reconhecido de cura total da Aids aconteceu com o norte-americano Timothy Brown, conhecido como "paciente de Berlim". Ele ficou livre do HIV após realizar um transplante de medula óssea. O doador apresentava uma mutação genética que impedia o vírus de adentrar as células.
Para explicar a cura, os médicos atribuem o sucesso do tratamento ao seu início precoce. Com isso, não houve formação de reservas de vírus dificilmente tratáveis. O anúncio foi feito na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada neste final de semana em Atlanta, no estado americano da Geórgia.
Testes indicaram uma redução progressiva da presença do HIV no sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia de tratamento. O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é raro, observado apenas em 0,5% dos adultos infectados.
Partículas do HIV entram numa célula
                                                     Fonte: Yahoo! Noticias  

0 comments:

CURTA!