sexta-feira, 27 de setembro de 2013

II SEMINÁRIO SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA na UFRB-CFP

O II SEMINÁRIO SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA: Reflexões e Desafios será realizado no dia 05 de Outubro de 2013 no Centro de Formação de Professores-CFP/UFRB, pela manhã, das 08h às 12h, sala 07. O Seminário visa promover um diálogo filosófico e ao mesmo tempo fomentar a troca de experiências entre os profissionais que lidam com a filosofia e seu ensino. O evento é coordenado pelo professor Ricardo Henrique Andrade.

Sobre os palestrantes:

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1979), especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor permanente do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), ambos da UFBA. É o atual Coordenador do DMMDC (2011-2013). É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia do educar transdisciplinar, ética, estética, antropologia cultural do ponto de vista pedagógico instrumental-apropriativo. 

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Amargosa -BA,pós-doutor em Educação Universidade Federal da Paraíba/FACED(2012), doutor em Educação(2008) Universidade Federal do Ceará/FACED. Mestre em Educação(2004) Universidade Federal da Bahia/FACED, Especialista em Estética, Semiótica, Cultura e Educação(2001): Universidade Federal da Bahia/FACED. Bacharel em Filosofia(1999): Universidade Católica do Salvador. 

Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotado no Centro de Formação de Professores. Leciona no Curso de Licenciatura em Filosofia. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFRN-UFPB-UFPE (2011). Foi professor do Instituto Salesiano de Filosofia do Recife e da Faculdade de Filosofia de Caruaru. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: hermenêutica, fenomenologia, história da filosofia contemporânea, ética, ontologia, filosofia da linguagem, epistemologia e teoria do conhecimento. Experiência de ensino na área de pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridades pela UFRB ministrando o componente Educação, Ciência e Interdisciplinaridade, e experiência na pós-graduação em psicopedagogia pela Faculdade Osman Lins, atuando especificamente nos tema: psicologia do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem, da linguagem, pedagogia e filosofia e sociologia aplicadas ao ensino da matemática.

Professor de Filosofia no Colégio Estadual Pedro Calmon e da Escola Criação ambas em Amargosa –BA. Mestrando em História regional e local pela Universidade Estadual da Bahia, licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico de Ilhéus.

0 comments:

CURTA!