quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Setores da indústria com incentivo do governo lideram as demissões


A estratégia do governo de abrir mão de arrecadação e desonerar a folha de pagamento de setores que empregam muito ou de setores considerados estratégicos para o crescimento da economia para estimular contratações não está funcionando.
Segmentos chamados intensivos em mão de obra (como vestuário, madeira, calçados e têxtil, que geram proporcionalmente mais vagas) lideram as dispensas na indústria nos últimos 12 meses, apontam dados do IBGE divulgados ontem.
Esses setores foram autorizados pelo governo a contribuir com 1% da receita, no lugar de encargos trabalhistas.
À lista somam-se as áreas de máquinas e equipamentos (bens de capital), meios de transporte (que incluem ramos com desoneração da folha, como indústria aeronáutica e naval) e veículos, beneficiados com a redução do IPI.
Para Rogério Souza, economista do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), os números mostram que, mesmo em setores alvo de estímulos tributários, o emprego recuou.
"Em muitos deles, o número de ocupados vem apresentando forte retração neste ano. O que era esperado pelo governo [aumento das contratações] não ocorreu."
Segundo ele, uma hipótese é que os incentivos fiscais tenham só evitado mais demissões dos ramos intensivos em mão de obra, que sofrem com concorrência externa.
Segundo Souza, a evolução negativa do emprego industrial "deixa clara a instabilidade vivida pelo setor no país" e não há perspectiva de melhora nos próximos meses.
A retração em julho foi generalizada e atingiu 12 dos 14 locais e 12 dos 18 setores investigados pelo IBGE.
"As expectativas do empresariado não são as melhores, o que se reflete na não contratação ou nos desligamentos em diferentes segmentos", diz Souza.
Diante desse cenário, o emprego na indústria como um todo caiu 0,2% de junho para julho, terceiro recuo mensal seguido. Já na comparação com julho de 2012, a retração de 0,8% foi a 22ª perda consecutiva -ou seja, já são quase dois anos de demissões no setor. Veja mais no Folha.

0 comments:

CURTA!