sábado, 26 de outubro de 2013

'Dilma tem grande insensibilidade social', diz guru da esquerda

Sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, em entrevista à FolhaReferência de militantes de esquerda em todo o mundo, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos diz que há retrocessos em segmentos dos direitos humanos no Brasil e critica a presidente Dilma por demonstrar "insensibilidade social".


Segundo ele, isso fica "ainda mais evidente por conta [...] do estilo Lula, que era de muito mais aproximação com os movimentos sociais".
Para Boaventura, no entanto, Marina Silva (PSB) não representa uma alternativa para a esquerda. Ele diz que sua eleição fortaleceria correntes religiosas conservadoras. Além disso, entende que, na economia, Marina seria um retorno ao que havia antes de de Lula. "Ela é uma cara nova para a direita", afirma.
Boaventura veio ao Brasil para o lançamento de dois livros: "Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos" e "Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento", o segundo em coautoria com a filósofa Marilena Chaui. Veja a entrevista com o sociólogo na integra aqui em Folho de São Paulo por RICARDO MENDONÇA.
Fabio Braga/Folhapress
Sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, em entrevista à Folha
*


*
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS Sociólogo português, 72 anos
VIDA ACADÊMICA Doutor pela Universidade de Yale (EUA), professor da Universidade de Coimbra (Portugal) e da Universidade de Wisconsin (EUA)
LIVRO RECENTE "Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos" (Cortez Editora)

0 comments:

CURTA!