sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Estudantes da Rede Municipal de ensino de Amargosa participam do IV Seminário de Surdos na cidade de Ipiaú.

               

No ultimo dia 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Amargosa deu mais uma demonstração de respeito e responsabilidade para com os seus alunos por meio da SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Professores, juntamente com alunos portadores de deficiência auditiva e seus familiares, participaram do IV SEMINÁRIO DE SURDOS (Literatura Surda), realizado pelos profissionais do Centro de Apoio Pedagógico ( CAPI ) na Cidade de IPIAÚ-BA.

O evento focou como objetivo principal, a utilização das narrativas de literatura surda para que as mesmas contribuam com a inserção dos alunos não ouvintes,no mundo, como formadores e propagadores de sua cultura.Esse evento teve também como propósito uma reflexão sobre a importância dessa literatura no processo de formação identitária e cultural do povo surdo.

Além disso, o seminário oportunizou a integração dos alunos surdos na discussão e reflexão da supracitada temática, de modo a possibilitá-los uma valorização como cidadãos pertencentes a uma comunidade possuidora de cultura singular, e também uma percepção de que por meio da produção literária e de artefatos culturais eles podem reconhecer e propagar a sua cultura. Pois como diz Karin Strobel:
                


"A Literatura Surda refere-se ás várias experiências pessoais do povo surdo que, muitas vezes, expõem as dificuldades e vitórias das expressões ouvintes, de como se saem em diversas situações inesperadas, testemunhando as ações de grandes líderes e militantes surdos, e sobre a valorização de suas identidades surdas".

O evento foi de fundamental importância pela possibilidade dos alunos surdos poderem interagir uns com os outros, de poderem ter contato direto com palestrantes surdos, de assistirem a filmes e peças teatrais com personagens e atores surdos e de poderem perceber a diferença e, ao mesmo tempo, as relações existentes entre as salas de aulas regulares Inclusivas e as salas de aulas Bilíngues.

- Agradecemos por contar com a participação e apoio de Luciane Costa, Hildineia Araujo, Mariza ( Intérprete de Libras do Município de Amargosa) e, com o generoso e responsável motorista, Sr. Paulino que trabalha junto a Educação Especial.

Por:
Edson Melo dos Santos
Supervisor da Educação Especial do Município de Amargosa.

via AscomPMA

0 comments:

CURTA!