segunda-feira, 28 de julho de 2014

Rui adota azul e evita estrela em marca de campanha

A marca da campanha do candidato a governador Rui Costa (PT) é motivo de polêmica tanto em seu grupo político quanto no de adversários. Além de ter abolido o vermelho característico do PT, substituindo-o pelo tom azul, uma das cores da bandeira da Bahia, Rui simplesmente excluiu do material a estrela, símbolo mais forte do partido, usado como emblema e citado em inúmeros jingles de candidatos petistas ao longo dos anos, a exemplo do ex-presidente Lula e do próprio governador Jaques Wagner. Assessores de Rui justificam a “limpeza” da marca do petista alegando que representaria uma posição de respeito aos demais partidos da coligação que lidera, evitando que sejam ofuscados pelo ícone petista. Se a justificativa for correta, ela é inusitada em se tratando de campanhas petistas. Mas há gente no PT temendo uma descaracterização do candidato no momento em que ele mais precisa defender o legado do partido para poder se eleger. Os adversários, por outro lado, acham que, no fundo, Rui tenta esconder – ou pelo menos amenizar – a vinculação com o partido de forma a evitar os estragos da forte onda anti-petista que toma conta do país e pode estar dificultando seu crescimento nas pesquisas. Sobre a onda anti-petista, até o ex-presidente Lula parece estar convencido de que existe e veio para atrapalhar a navegação da agremiação que fundou. Ele só não esperava, conforme disse em entrevistas, que chegasse antes de 2018.

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