quinta-feira, 9 de julho de 2015

NOTA SOBRE O PROTESTO NA BA-026

  

    Na manhã da última quinta (09/07/2015), cidadãos protestaram contra o péssimo estado de conservação da BA-026, protesto que ganhou destaque na imprensa local e nas redes sociais. Este protesto é um fato simbólico, pois retrata a insatisfação da população com a precariedade das estradas brasileiras e a incompetência do Estado em administrá-las.
   A BA-026 corta uma região com relevo deveras acidentado e a sua construção demonstra problemas estruturais, haja vista o número exarcebado de curvas e a ausência de acostamento. Esta via é estratégica, ligando dois municípios com economias robustas, Amargosa com ênfase na agropecuária, e Santo Antônio, no comércio; cidades que também abrigam importantes universidades da Bahia, como a UNEB e a UFRB.
    Diante da multiplicação de crateras na BA-026, somos levados a questionar: Quantos professores se deslocam diariamente? Quantos estudantes vão e voltam? Quantos pacientes viajam em busca de tratamento médico? Quantos motoristas percorrem esta via? Enquanto isso, o Estado incompetente e inepto se mostra surdo para as perguntas supracitadas.

Sobre o Autor:
Tosta Neto Tosta Neto é Escritor e Historiador, Colunista do Outro Olhar.

2 comentários:

CURTA!