segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A Rainha da Mandioca no país dos pixulecos

 Brasilândia, grande reino do Atlântico, ilha paradisíaca, cujo nível de desenvolvimento atingiu índices extraterrestres. Há 13 anos, o trono vem sendo ocupado pela dinastia dos pixulecos, que transformou Brasilândia no país mais próspero da Terra. Em cada cantinho de Brasilândia, observa-se uma estátua diamantina de Dom Brahma da Silva, primeiro monarca da dinastia dos pixulecos. O hino de Brasilândia é uma ode ao Dom Brahma da Silva, culminando num refrão de louvação: “Dom Brahma, Senhor do povo, da luz e da verdade, sem Ti não existe felicidade”.
    Dom Brahma da Silva foi sucedido pela Mulher Sapiens, carinhosamente chamada pelos súditos de Rainha da Mandioca. No reinado de Mulher Sapiens, a mandioca se tornou a base econômica de Brasilândia e principal produto de exportação; por sinal, sua coroa traz a mandioca entrecruzada à estrela vermelha. Com a Rainha da Mandioca no trono, todos os súditos foram obrigados a saudar a mandioca. Nas repartições públicas, lê-se a frase cabalística: “estou saudando a mandioca”. Ademais, Brasilândia atingiu a autossuficiência energética, graças ao desenvolvimento tecnológico que possibilitou o estoque de vento. Pois é, o país da Rainha da Mandioca se transformou numa potência universal exportadora de energia.
    A Rainha da Mandioca doou casas para os sem-teto através do programa social Dai-me um pixuleco e tereis um lar. Também, a pobreza foi erradicada – único caso na história – graças ao sucesso do Mochila Pixuleco, programa criado e implantado por Dom Brahma da Silva. A educação passou por um processo revolucionário: o programa PIXUTEC levou ensino técnico-profissionalizante de qualidade para os estudantes, promovendo o ingresso maciço da classe estudantil no mercado de trabalho. Conectada ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a Rainha da Mandioca nos brindou com o cunho de novas palavras: “estrupo”, “ingrês”, “agaranto”, entre outras.
    A economia teve seus pilares modificados: elaboração de orçamento deficitário, empréstimos do governo para o próprio governo, defesa do endividamento público e a substituição do Real pelo Pixuleco. Para clarificar, 1 pixuleco equivale a 2 dólares, fator que reflete o vigor de mercado da moeda de Brasilândia. É preciso mencionar o autor do Plano Pixuleco, o renomado economista de Harvard e ex-tesoureiro do PT (Pixuleco e Trabalho), João Vaccari Neto, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2015.
    O progresso de Brasilândia credenciou a Rainha da Mandioca a um reinado vitalício que será mais longevo que o da rainha Elizabeth II. A Imperatriz de Brasilândia apresenta uma capacidade de articulação política incomparável, além de ser implacável contra os corruptos e corruptores, haja vista o êxito da Operação Pixuleco que extirpou a corrupção no setor público, sobretudo na estatal petroleira PIXUPETRO. Citamos também o lema governamental da Rainha da Mandioca: Brasilândia, Pátria do Pixuleco. A lista de proezas da monarca do PT é infindável; não há paralelo nem no mundo das fábulas, nos obrigando a extrair os termos “Alice” e “maravilhas” da clássica obra de Lewis Carroll: A Rainha da Mandioca no país dos pixulecos.


Tosta Neto, 26/10/2015

Sobre o Autor:
Tosta Neto Tosta Neto é Escritor, Historiador e Colunista no Outro Olhar .

0 comments:

CURTA!