segunda-feira, 21 de março de 2016

Amargosa faz investimento pioneiro para melhorar a educação infantil.


A Prefeitura de Amargosa anunciou, de forma pioneira na educação do Município, a aquisição do kit completo de livros infantis, para alunos de 4 e 5 anos. Nos anos de 2014 e 2015, a Secretaria Municipal da Educação já havia experimentado a utilização de livros para os alunos desta idade, mas este ano, pela primeira vez, o município comprou toda a coleção, incluindo livros para os professores, que receberam o material durante seminário de formação no Espaço Nordeste.
Já os pais de aproximadamente 700 alunos beneficiados, vão receber o material em evento previsto para próxima semana. Segundo a prefeita Karina Silva, que participou da abertura do encontro de capacitação dos profissionais da educação infantil, o município investiu pouco mais de R$100 mil na compra do material. “É mais um importante investimento que fazemos para assegurar cada vez mais a melhoria do aprendizado, principalmente nesta faixa etária onde a criança faz descobertas tão necessárias para toda a vida”, disse a prefeita ao ressaltar o compromisso que a gestão mantém com a educação de qualidade no município. Ela lembrou que, na Bahia, apenas três cidades adotam o kit completo como reforço para melhorar a educação infantil.
A Secretária de Educação, Rita Luz, explicou que o livro infantil não é fornecido pelo Programa Nacional do Livro didático, do Ministério da Educação, por isso o município optou por incluí-lo no projeto pedagógico. “O livro impresso é atrativo, motivador e desperta maior interesse do aluno, melhorando assim a aprendizagem”, destacou Rita Luz que lembrou também que esta experiência nasceu no Ceará e se tornou referência para o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC.
ESCOLHA CRITERIOSA
A compra do kit da educação infantil não aconteceu de forma aleatória. Fez parte de uma seqüência de avaliação entre professores, coordenadores supervisores e diretores com a equipe pedagógica da Secretaria, explicou Daiana Eça, Diretora pedagógica da rede municipal. “Após avaliação criteriosa sobre as sugestões apresentadas por várias editoras, chegou-se a escolha deste material que agora entregamos aos professores e vamos entregar aos alunos”, disse. A capacitação dos profissionais será continuada, para assegurar que os bons resultados em sala de aula sejam alcançados, concluiu.
O material estruturado APRENDER CONSTRUINDO – entregue ao professor inclui subsídios para o desenvolvimento da proposta de letramento e alfabetização junto às crianças, formação docente, ação articulada com a família e acompanhamento e avaliação de resultados.
Os livros do Kit do aluno, que vão ser entregues em uma mochila personalizada, visam possibilitar o desenvolvimento da consciência fonológica, propõem atividades que favorecem o domínio dos descritores previstos para serem alcançados por crianças de 4 e 5 anos, e trabalham a oralidade, a descoberta da leitura e a produção escrita, utilizando a diversidade dos gêneros textuais.
Além do material estruturado para o aluno e o professor, há uma proposta sistemática de formação continuada para professores e coordenadores, acompanhamento das atividades docentes. São também estimuladas as atividades de pesquisa e de leitura de obras de arte, além da ampliação dos repertórios musical, de jogos e de brincadeiras.
Informações de Ascom PMA

0 comments:

CURTA!