quarta-feira, 27 de abril de 2016

Aloizio Mercadante quis comprar silêncio de delator do PT

Aloizio Mercadante, um dos ministros mais próximos da presidente Dilma Rousseff, tentou subornar o senador Delcídio do Amaral para que o ex-líder do PT não revelasse o que sabia para a força-tarefa da Lava Jato. O chefe da pasta de Educação ofereceu ajuda financeira a Delcídio para que ele não fechasse acordo de delação premiada, homologada ontem pelo Supremo Tribunal Federal.
Em duas conversas gravadas por um assessor de Delcídio, Mercadante se coloca à disposição para atuar junto aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do STF, Ricardo Lewandowski, para tentar tirar o senador da cadeia – à época da conversa, em dezembro de 2015, Delcídio estava preso justamente por ter sido gravado tentando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, que também fechou acordo de delação premiada.
Nos diálogos com Eduardo Marzagão, o ministro pede para Delcídio ter calma e avaliar muito bem a conduta a tomar. Em seguida, sem falar em valores, oferece dinheiro ao petista. “A questão financeira e, especificamente, o pagamento de advogados poderia ser solucionado. Eu só to aqui pra ajudar. Veja o que que eu posso ajudar.”
Delcídio faz questão de ressaltar na sua delação que o ministro da Educação agiu como emissário da presidente. A proposta de compra do silêncio era ampla e irrestrita. Além de dinheiro e lobby em defesa do petista no Senado, Mercadante prometeu conversar com Lewandowski a fim de convencê-lo a acolher o pedido de relaxamento de prisão durante o recesso do Judiciário.
“Eu posso falar com ele pra ver se a gente encontra uma saída. Mas eu vou falar com o ministro no Supremo também”, fala, sugerindo que iria encontrar um segundo juiz da mais alta Corte do Judiciário.
Em nota, a assessoria do STF negou “qualquer tipo de conversa” de Lewandowski como foi citado na delação. “O ministro zela pela independência e pela imparcialidade do exercício da magistratura”, diz a nota.
Na segunda e mais incisiva conversa com Marzagão, Mercadante alega que seria necessário acabar de vez com os rumores sobre a possibilidade de Delcídio fechar uma delação. “Tem de tirar isso da pauta nesse momento. Precisa esfriar o assunto dele. Vão vir outros. Vai vir Andrade Gutierrez, não sei quem, não sei quem, o Zelada. Aí vai diminuindo. Precisa esfriar o caso dele”.

Outro lado

Em entrevista coletiva dada em março, Aloizio Mercadante negou ter tentado influenciar na decisão do senador Delcídio do Amaral de fazer uma delação premiada. Segundo o petista, o ato foi um “gesto pessoal de solidariedade”, e não do governo, tentando isentar Dilma. “A responsabilidade é só minha. A iniciativa foi minha”, afirmou aos jornalistas. Horas depois, a própria Dilma afirmou “repudiar com veemência e indignação a tentativa de envolvimento do seu nome na iniciativa pessoal do ministro”. Mercadante se agarrou a um trecho da conversa no qual diz não ter “nada a ver com a delação do Delcídio”. “Minha preocupação é zero. Não estou nem aí se vai delatar ou não. A decisão é dele”, disse na conversa gravada. O ministro disse estar disposto a dar esclarecimentos à Procuradoria-Geral da República, ao Supremo e ao Congresso Nacional.

(Fonte: Último Segundo)

0 comments:

CURTA!