domingo, 3 de abril de 2016

AMARGOSA: Representantes da APLB abandonam reunião com Executivo Municipal

Imagem de Vídeo do Amargosa Informa
Na última sexta-feira (1), a Prefeita de Amargosa, Karina Silva, convidou todos os professores e demais membros da categoria para uma grande reunião estendida, na qual, foi também convidada toda população de Amargosa. O convite à população foi uma postura acertada da Prefeita, tendo em vista que a Educação é um tema de interesse público e universal. A reunião estendida teve início às 15 horas, na Câmara Municipal de Amargosa, contando com a presença da Prefeita Karina Silva, do Vice-Prefeito Cesar Mercês, a Secretária de Educação Profª Rita Luz, o Secretário de Finanças João Nilton Estevez, o consultor jurídico do executivo Drº Igor Coutinho, Consultora Educacional do Município, Maria do Socorro Adorno, o Controlador Geral do município Antonio Fernandez, e dos vereadores Antonio Clovis, José Vaz, Marquinhos, Elizeu, Paulo e Gabriel, e membros da APLB, e mais centenas de munícipes, que lotaram o auditório da casa legislativa. 
O encontro foi estabelecido de forma democrática, onde a prefeita de Amargosa iniciou a reunião e, entre várias considerações, destacou que “o objetivo da reunião é trazer soluções pró-ativas para resolver o impasse e finalizar a greve, de forma democrática e transparente, pois os maiores prejudicados são os alunos e suas famílias” afirmou a Líder Municipal. Democraticamente a palavra foi franqueada aos representantes da APLB, onde foi realizada a leitura da nota emitida pela categoria. O advogado Drº Igor classificou a deflagração da greve como precipitada, segundo ele já havia em comum acordo, uma mesa de negociação definida, registrada em ata assinada por  Prefeitura e  APLB; para o advogado, com a deflagração da greve antes de realizar a reunião de negociação previamente acordada, compromete a justificativa legal da greve. 
No quesito da possibilidade de reajuste de salário dos professores, que reivindicam quase 18% de aumento, foi apresentado pelo Controlador Geral do Município todas as contas referentes as finanças municipais, destacando a inviabilidade deste reajuste, dado ao impacto caótico que este percentual traria para o município. Vale lembrar, que o governador do Estado, Rui Costa, já descartou qualquer possibilidade de reajuste aos professores para 2106, destacando que: “eventualmente, podemos ter um ano de 2016 em que o reajuste não seja da expectativa dos servidores, ou mesmo, não possa acontecer como aconteceu nos últimos anos com a reposição da inflação”, admitiu o governador, em entrevista ao Tribuna da Bahia. 
Quem compareceu à reunião testemunhou o surpreendente comportamento da diretora de comunicação da APLB que, com uso de termos pejorativos e gestos que não condizem com a boa postura do profissional de educação, destratou verbalmente as autoridades que participavam do diálogo democrático promovido pela Secretaria de Educação. Após aproximadamente 5 horas de reunião, membros da APLB de Amargosa, orientados por seus dirigentes, abandonaram a reunião antes mesmo do encerramento do diálogo, que pretendia restabelecer a normalidade das aulas. 
Na oportunidade, conversamos com a mãe Lene Silva, presente na reunião, e comentou a atitude dos membros da APLB dizendo: “esta atitude dos professores, mostra que a APLB, ao contrário do que diz, não está interessada no diálogo, a questão parece de politicagem, e quem sofre são nossos filhos. Que eles revejam isso o quanto antes e voltem para a sala de aula!” finalizou a mãe.
Veja abaixo registro em VÍDEO realizado pelo Amargosa Informa

0 comments:

CURTA!