sexta-feira, 8 de abril de 2016

Bélgica prende suspeito de atentado em Paris

Promotores federais belgas confirmaram nesta sexta-feira (8) que prenderam o suspeito dos ataques a Paris, Mohamed Abrini, juntamente com outras quatro pessoas, incluindo um homem que eles acreditam que pode ter ajudado no ataque em Bruxelas.
Abrini, um belga de 31 anos, estava na lista dos mais procurados da Europa desde que foi visto em um vídeo de uma estação rodoviária, dirigindo com outro suspeito dos ataques na França, Salah Abdeslam, da Bélgica para Paris. O carro que dirigia foi utilizado dois dias depois nos ataques de 13 de novembro, em que o irmão mais velho de Abdeslam era um homem-bomba.
Um vídeo amador que circula na internet mostra o que seria a prisão de Abrini nesta sexta-feira (8). No entanto, ainda não está confirmado se as imagens são, de fato, da detenção do terrorista.
Os promotores disseram que estavam analisando se Abrini também seria a pessoa apelidada de "homem do chapéu", visto no aeroporto de Bruxelas com dois supostos homens-bomba em 22 de março, o dia dos atentados.
As prisões significam um sucesso para as forças de segurança belgas, muito criticadas no país e no exterior, já que militantes sediados em Bruxelas organizaram os ataques que mataram 130 pessoas na capital francesa em 13 de novembro de 2015.
As prisões ocorreram um dia depois de a polícia divulgar novas imagens e detalhar o "homem do chapéu" e também após a prisão, em Bruxelas, de um possível e importantíssimo sobrevivente dos atentados parisienses, Salah Abdeslam, em 18 de março. 
Quatro dias depois de Abdeslam ser preso, os irmãos Brahim e Khalid El Bakraoui e um terceiro homem local, Najim Laachraoui, explodiram bombas que mataram 32 pessoas no aeroporto de Bruxelas e em uma estação de metrô próxima de instituições da União Europeia.
As emissoras públicas belgas "VRT" e a "RTBF" disseram que Abrini provavelmente é o homem disfarçado com chapéu e óculos grossos que foi flagrado com Brahim Bakraoui e Laachraoui momentos antes de os dois se detonarem no aeroporto.

(Fonte: Último Segundo)

0 comments:

CURTA!