terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cessar-fogo definitivo entre as Farc e o governo colombiano começa a valer

Começou a valer, na madrugada desta segunda-feira (29), o cessar-fogo definitivo entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - as Farc - e o governo do país.
O cessar-fogo começou às 2h, no horário de Brasília. No domingo (28), em Cuba, o líder das Farc, Rodrigo Londoño, ordenou a todas as unidades do grupo que não entrassem mais em conflito contra o governo colombiano. Londoño disse que as Farc querem trabalhar por uma nova Colômbia e que a guerra acabou. "Acabó la guerra", anunciou.
Agora, as Farc devem virar um partido político. Na semana passada, o grupo e o governo anunciaram um acordo de paz, depois de 52 anos de conflitos. Em setembro, numa conferência que vai reunir seus membros, o grupo guerrilheiro deve ratificar esse pacto.
A população colombiana vai às urnas em outubro para decidir se aprova a medida. O conflito armado na Colômbia teve a participação de paramilitares e guerrilheiros esquerdistas que se transformaram em narcoguerrilheiros, sendo as Farc o maior deles. Durante o conflito de cinco décadas, mais de 200 mil pessoas morreram e 45 mil desapareceram.

(Fonte: Globo.com)

0 comments:

CURTA!