quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Por que o mundo não vai acabar

O planeta Terra corre perigo mais uma vez. Pelo menos, em teoria. Segundo o canal do Youtube End Time Prophecies, o mundo acaba na sexta-feira (29). O vídeo alerta para eventos que podem destruir a humanidade, como a queda de uma série de corpos celestes que causaria terremotos em toda parte.
Isso aconteceria por causa da inversão do campo magnético da Terra, que, além dos terremotos, puxaria a gravidade do planeta para baixo. Mas, não, a teoria não tem nenhum embasamento científico e ainda estamos tentando entender o que significa “puxar a gravidade do planeta para baixo”.
A verdade é que essa história de inversão de polos não é novidade. Ela sempre reaparece para assustar os desavisados. A Terra passa, sim, por inversões de campo magnético, mas essas mudanças não são abruptas. Elas acontecem a cada cinco mil anos, aproximadamente.
Além disso, vamos ter, sim, quedas de minúsculos corpos celestes na atmosfera terrestre. Mas não tem absolutamente nada a ver com a tal inversão de polos. Trata-se da chuva de meteoros Delta Aquarídeas, na constelação de Aquário, causada por fragmentos do cometa 96P Machholz. É possível ver a queda de até 20 meteoros por hora.
Outra chuva visível será a de Perseidas, que é causada pelos restos do cometa Swift-Tuttle. Seu pico acontece no dia 12 de agosto e não há nada a temer. Os meteoros vão surgir na constelação de Perseu. Para vê-los, olhe na direção nordeste a partir das três da manhã até o sol nascer. Existem chances de aparecerem 50 meteoros por hora. Nenhum deles vai matar ninguém.

(Fonte: Revista Galileu)

0 comments:

CURTA!