quinta-feira, 30 de junho de 2016

Renan confirma votação do impeachment de Dilma no Senado após Olimpíada

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou nesta quinta-feira (30) que o julgamento final do processo de impeachment contra Dilma Rousseff ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, portanto após os Jogos Olímpicos do Rio 2016, que terminam em 21 de agosto.
O depoimento de Dilma está marcado na Comissão Especial de Impeachment no Senado para a próxima quarta-feira (6), e os senadores devem votar o parecer final da comissão no dia 4 de agosto, de acordo com o cronograma aprovado.
A intenção inicial dos senadores favoráveis ao impedimento definitivo da petista era encerrar o processo antes da Olimpíada, mas o grande número de testemunhas apresentadas pela defesa de Dilma, 40 pessoas, obrigaram a comissão a prolongar os trabalhos.
Desse modo, é possível que na abertura dos Jogos Olímpicos haja a presença de dois presidentes da República. Nesta quarta-feira (29), em entrevista ao SBT, Dilma afirmou que espera um convite do Comitê Olímpico Internacional (COI) para participar da cerimônia.

(Fonte: Último Segundo)

Loco Abreu, um ídolo esquecido (CHUTE NO VÁCUO F.C.)

Loco Abreu, ídolo do Botafogo e do Uruguai, acertou com o modesto Santa Tecla, de El Salvador. Bem que o Glorioso poderia contratá-lo novamente. Pode-se questionar a parte física do atleta, pois o mesmo está com 39 anos. Porém, Loco Abreu tem mais faro de gol que os atuais atacantes do Botafogo. A contratação de Loco Abreu também seria uma grande jogada de marketing do alvinegro de General Severiano. Enfim, eis mais um exemplo do amadorismo na parte de marketing dos clubes brasileiros. 

terça-feira, 28 de junho de 2016

“Os petistas sempre são inocentes” por O Quarto Antagonista

Eis a lei universal e incontestável: os petistas sempre são inocentes. O petista é puro por natureza, incapaz de cometer erros. Ser petista é defender os mais fracos e oprimidos. O petista ao nascer foi ungido por Deus, predestinado a construir o paraíso terrestre. Ser petista é a maior de todas as virtudes. Os petistas que foram presos injustamente, José Dirceu, João Paulo Cunha, José Genoíno, João Vaccari Neto e Delúbio Soares, são apenas vítimas da Globo, do imperialismo ianque, da mídia golpista e da elite burguesa, ademais, eles são os “guerreiros do povo brasileiro”. Petista não erra, petista é vítima, petista é sempre inocente. Se todos os seres humanos fossem petistas, o mundo seria infinitamente melhor. 

O Brasileirão ainda está na imprevisibilidade (CHUTE NO VÁCUO F.C.)

Após 11 rodadas, o Campeonato Brasileiro se encontra completamente indefinido. Os tropeços de Palmeiras e Internacional congestionaram as primeiras colocações. Ademais, apenas 29% dos jogos foram completados e muitas variáveis surgem no horizonte: janela de transferências, lesões, jogadores que serão cedidos à Seleção Brasileira Olímpica, etc. Porém, a tabela nos aponta alguns times que estão apresentando certa solidez na pontuação e despontam com leve favoritismo: Palmeiras, Internacional, Santos, Corinthians e Grêmio. O Atlético-MG, apesar da 8ª colocação, deve ser incluído no rol de favoritos, haja vista a qualidade do elenco, o vice-campeonato em 2015 e a chegada de Fred. Mas, no Brasileirão, a imprevisibilidade é quase uma lei invariável.

PF deflagra operação contra desvios em contratos da Lei Rouanet

A Polícia Federal deu início na manhã desta terça-feira à Operação Boa Livre, que investiga o desvio de recursos federais em projetos aprovados junto ao Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Ao todo, há catorze mandados de prisão temporária e 37 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Segundo a PF, As investigações mostraram que eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, livros institucionais e até mesmo uma festa de casamento foram pagos com recursos públicos, obtidos por meio da Lei Rouanet.
Superfaturamento, apresentação de notas fiscais de serviços/produtos que nunca existiram e projetos simulados e duplicados estão entre as formas de fraudar os contratos.
Os presos vão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, peculato, estelionato contra União, crime contra a ordem tributária e falsidade ideológica, cujas penas podem chegar a até doze anos de prisão.

(Fonte: MSN Notícias)

Cientistas descobrem que assim que morremos, centenas de genes são ativados e tentam ressuscitar o corpo por 2 dias

Os biólogos moleculares Peter Noble e Alex Pozhitkov, publicaram os resultados de uma pesquisa indicando que mesmo depois da morte, centenas de genes começam a funcionar e essa atividade toda continua por pelo menos 48 horas.
Para chegar a esta conclusão os biólogos acompanharam a atividade nuclear das células de peixes-zebra e camundongos assim que estes animais foram mortos. A concentração de RNA mensageiro, foi monitorada por 2 dias. Como já se esperava, RNA mensageiro diminuiu progressivamente na imensa maioria dos genes. No entanto, algumas centenas de genes tiveram picos post mortem.
Alguns destes genes ativados post mortem, têm relação com o desenvolvimento do feto, e se desligam assim que se inicia o trabalho de parto. Isso quer dizer que algo que era importante no desenvolvimento fetal, volta a funcionar assim que morremos. Outra descoberta interessante foi que alguns destes genes ativados depois da morte, estão relacionados ao câncer.
Na verdade, um artigo de 2013 publicado na Forensic Science International, já revelou que alguns genes ficam ativos por pelo menos 12 horas após a morte em humanos que foram mortos por trauma múltiplo, ataque cardíaco ou asfixia.  Os cientistas acreditam que muitos desses genes estejam envolvidos numa espécie de operação de ressuscitação.
Mas aí vem a pergunta: Se não há vida, por que tantos genes acordam após a morte? Os autores do estudo acham que muitos destes genes são ativados como parte de processos fisiológicos que ajudam na cura ou ressuscitação após uma grave lesão. Isso quer dizer que após a morte, algumas células podem ter energia suficiente para alavancar os genes responsáveis por proteger o corpo em um processo inflamatório, o mesmo que fariam se o corpo estivesse vivo.
Esta pesquisa, certamente, levanta questões importantes sobre a definição de morte, normalmente dita como a suspensão dos batimentos cardíacos, atividade cerebral e respiração. Além disso, parece um pouco estranho que uma pessoa seja enterrada quando os seus genes ainda lutam por uma ressurreição…

(Fonte: Diário de Biologia)

sábado, 25 de junho de 2016

Teori contraria Janot e manda denúncia contra Lula para Justiça de Brasília

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu enviar para a Justiça de Brasília a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta participação na tentativa de impedir a colaboração premiada do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró.
Na peça, Teori sustenta que o caso não tem conexão direta com a Lava Jato e, por isso, não precisaria ser enviado para a 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão contraria um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que queria que o caso ficasse sob os cuidados do juiz Sérgio Moro.
“Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da Petrobrás. Na verdade, dizem respeito à suposta prática de atos, pelos investigados, coma finalidade de impedir e de aviltar a colaboração premiada entre Nestor Cerveró e o Ministério Público”, afirma Teori.
O ministro justifica a decisão apontando que além de os fatos terem ocorrido em Brasília, “há outros motivos que militam pela fixação da competência para processar e julgar esta causa na Seção Judiciária do Distrito Federal”, como o fato de a delação de Cerveró tramitar no Supremo.
Na denúncia contra o ex-presidente Lula apresentada ao STF no início de maio, Janot afirma que o ex-presidente teve “papel central” na trama para tentar comprar o silêncio de Cerveró e tentar “embaraçar” as investigações da Operação Lava Jato.
O caso veio à tona com a prisão do então senador Delcídio Amaral, em novembro do ano passado. Em uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Delcídio aparece oferecendo dinheiro e a possibilidade de uma fuga para fora do País para que o ex-diretor da Petrobrás não contasse o que sabia ao Ministério Público.
Também foram denunciados o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício, o assessor do ex-senador Diego Ferreira e o ex-advogado de Cerveró, Edson Ribeiro.
Teori decidiu enviar o caso à primeira instância porque Delcídio perdeu o foro privilegiado após ter o mandato cassado pelo Senado. A decisão atendeu a um pedido da defesa de André Esteves.

(Fonte: MSN Notícias / Estadão)

Nasa está perto de criar conexão de internet no espaço

Foi dado o primeiro passo para criação da primeira conexão de internet no espaço. O sistema inovador, poderá colocar em comunicação satélites, estações espaciais e, futuramente, humanos habitando outros planetas, por todo o Sistema Solar.
De acordo com o portal UOL, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) acaba de instalar na Estação Espacial Internacional (ISS) uma tecnologia que é a base para uma conexão de internet, a DTN (Delay/Disruption Tolerant Networking).
A tecnologia consta em um sistema que envia uma informação em determinados "pacotes" independentes de dados que se unem na sua destinação final, conseguindo assim transmitir uma mensagem.

(Fonte: MSN Notícias)

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Origem da Festa Junina

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

(Fonte: Brasil Escola)

Escócia vota pela permanência na União Europeia

Londres - Diante da decisão dos eleitores britânicos de deixar a União Europeia, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, sinalizou que pode trabalhar pela adesão da Escócia ao bloco europeu.
Entre escoceses, o voto pró-Europa venceu por 62%. Analistas políticos dizem que essa possibilidade abriria caminho para a independência do país do Reino Unido.
Dados da Comissão Eleitoral mostram que os escoceses votaram majoritariamente pela permanência no grupo europeu: 62% dos votos foram a favor da UE e 38% pela saída do grupo.
A diferença para o placar nacional - que sinaliza vitória do Brexit por 52% a 48% - já gera reação na principal liderança política da Escócia.
"O voto deixa claro que a população da Escócia vê o seu futuro como parte da União Europeia", disse Nicola Sturgeon, que classificou a mensagem das urnas escocesas como "definitiva".
Lideranças escocesas já sinalizavam que, em caso de vitória do Brexit, passariam a trabalhar pela possível associação da Escócia à UE. Isso pode retomar o plano de independência do Reino Unido.
Em 2014, escoceses votaram "Não" à separação dos demais britânicos com vantagem de 55,3%.
Sobre esse tema, a escritora Joanne Rowling, mais conhecida como J.K. Rowling, atacou nesta madrugada o primeiro-ministro David Cameron.
Pelo Twitter, a criadora da série Harry Potter acusou o político de quebrar duas uniões: a União Europeia que perde o Reino Unido e o próprio Reino Unido que pode perder a Escócia.
"Agora, a Escócia procurará a independência. O legado de Cameron será acabar com duas uniões", disse.

(Fonte: Exame.com)

Reino Unido decide sair da UE e primeiro-ministro renuncia

Com 52% dos votos a favor e 48% contra, o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia (UE) depois de 43 anos. O resultado do referendo realizado nessa quinta-feira (23) foi divulgado nas primeiras horas da manhã de hoje (24).
Em declaração ao país, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão. Ele deve deixar o cargo em outubro.
Cameron sempre se posicionou favoravelmente à permanência do Reino Unido na UE e, durante os meses que antecederam o referendo, afirmou que o Brexit - união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês) - poderia trazer graves consequências econômicas para o país.
"O povo britânico votou para deixar a União Europeia, e sua vontade deve ser respeitada. A vontade do povo britânico é uma instrução que deve ser entregue. Será necessária uma liderança forte e empenhada”, disse David Cameron, ressaltando que outra pessoa deve liderar o processo de transição.
A taxa de participação no referendo foi de 71,8%, a maior em votações no Reino Unido desde 1992.
Nigel Farage, líder do partido Ukip e defensor do Brexit, afirmou ser o "dia da independência" do Reino Unido.
A Inglaterra e País de Gales votaram fortemente a favor da saída, enquanto cidadãos da Escócia e da Irlanda do Norte optaram pela permanência no bloco. Em Londres, 60% dos votos foram pela permanência na UE. No entanto, em todas as outras regiões da Inglaterra, a maioria votou pela saída.
O Reino Unido é o primeiro país a sair da União Europeia desde a sua criação, mas a decisão não significa que ele deixará imediatamente de ser membro da UE. Esse processo pode demorar dois anos, de acordo com o Tratado de Lisboa.
“Os tratados deixam de ser aplicáveis ao Estado em causa a partir da data de entrada em vigor do acordo de saída ou, na falta deste, dois anos após a notificação, a menos que o Conselho Europeu, com o acordo do Estado-Membro em causa, decida, por unanimidade, prorrogar esse prazo”, diz o Artigo 50 do Tratado de Lisboa.
Após o resultado do referendo, a libra caiu para o nível mais baixo em relação ao dólar desde 1985.
Em declaração hoje de manhã, Mark Carney, o governador do Banco da Inglaterra, prometeu a liquidez necessária às instituições para que a crise política que começa agora, com a saída de David Cameron, não se torne uma crise financeira.
Carney garante que há 250 bilhões de libras em fundos para assegurar o funcionamento dos mercados.

(Fonte: Exame.com)

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Voltar às raízes: gregos recomeçam a rezar aos deuses antigos

O culto dos deuses antigos está regressando à Grécia. Recentemente, se tornaram populares as igrejas do país que patrocinam o culto das personagens mitológicas, relata o portal Greek Reporter.
Os seguidores do culto politeísta já instalaram várias áreas dedicadas a rezar aos deuses gregos. Por sua vez, o cristianismo é considerado como uma religião que substituiu as práticas religiosas dos gregos antigos e que, em alguns aspectos, o terá feito através da violência.
Um desses grupos se chama Conselho Supremo dos Helenos Étnicos, fundado em 1997. Os seguidores desse grupo visam restabelecer o politeísmo e a tradição ética dos tempos antigos.
Além disso, há eventos especiais que celebram os tempos antigos da Grécia. Por exemplo, o festival Prometheia é uma celebração anual dedicada ao "velho espírito" e que tem sido realizado desde há 21 anos. Tendo lugar no sopé do monte Olimpo — "casa" dos 12 deuses da Grécia antiga — é mais que um evento, fazendo os gregos "voltar às suas raízes", escreve o portal.
No entanto, existem aspectos destes movimentos que não são pacíficos. Recentemente, “os seguidores de Zeus” destruíram uma igreja ortodoxa na ilha de Creta. É apenas um dos vários incidentes semelhantes que ocorreram no país.

(Fonte: Sputnik News)

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso pela Polícia Federal na Lava Jato

Em nova operação da Polícia Federal, o ex-ministro Paulo Bernardo (Planejamento e Comunicações no governo Lula), marido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi preso nesta quinta-feira (23) em Brasília. A ação decorre de fatiamento que ocorreu na investigação que estava no Supremo Tribunal Federal e é um desdobramento da 18ª fase da Lava Jato, conhecida como "Pixuleco". A nova operação foi batizada de "Custo Brasil".
A ação da PF, feita em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil, apura o pagamento de propinas, provenientes de contratos de prestação de serviços de informática, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal, todos expedidos, a pedido da Federal, pela 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo.
Há indícios, de acordo com a PF, de que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão direcionou a contratação de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática para a gestão do crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos federais com bancos privados, interessados na concessão de crédito consignado.
"Segundo apurou-se, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no MPOG por meio de outros contratos - fictícios ou simulados", afirma a PF em nota.
O inquérito policial foi instaurado em dezembro de 2015, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a documentação arrecadada na 18ª fase da Lava Jato, conhecida como Pixuleco II, fosse encaminhada para investigação em São Paulo.
Os investigados responderão, de acordo com suas ações, pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de dois a 12 anos de prisão.
Os presos e o material apreendido na ação serão encaminhados à sede da Polícia Federal em São Paulo. As pessoas conduzidas de forma coercitiva serão ouvidas nas instalações da PF mais próximas dos locais em que forem encontradas.
O ex-ministro, a senadora e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, de Curitiba foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República em maio deste ano. Paulo Bernardo e Gleisi foram denunciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O inquérito policial concluiu que os dois receberam R$ 1 milhão de propina de contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras. O valor teria sido utilizado para custear as despesas da eleição dela ao Senado em 2010.
A Procuradoria sustenta que o então ministro solicitou a quantia em favor da mulher diretamente ao engenheiro Paulo Roberto Costa na época diretor de Abastecimento da Petrobras e um dos articuladores do esquema de corrupção na estatal indicado pelo PP. Preso em 2014, Costa fez delação premiada.
O doleiro Alberto Youssef, que também fez delação, operacionalizou o pagamento. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o doleiro administrava o caixa de propinas do PP de onde saíram os valores em questão.

(Fonte: Último Segundo / Estadão)

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Os números terríveis da maior crise de refugiados já vista

São Paulo – O mundo tem hoje 65,3 milhões de pessoas vivendo em situação de refúgio ou deslocamento. Esse número, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), é o maior já visto desde que os registros se iniciaram.
A constatação foi divulgada nesta segunda-feira (20) em um abrangente estudo conduzido pela agência e que se chama “Global Trends – Forced Displacement 2015”. “Estamos enfrentando a maior crise de refugiados e deslocados já vista. Mas, acima de tudo, essa não é uma crise de números e sim uma crise de solidariedade”, disse o secretário-geral da ONU Ban Ki Moon.
Em cinco anos, calculou a ACNUR, o número de refugiados e deslocados aumentou em 50%. A quantidade de pessoas que vivem dessa forma hoje equivale a toda a população de países como o Canadá, a Itália, a Espanha e a Polônia. Só no ano passado, 12,4 milhões foram forçadas a deixar tudo para trás, deixando suas cidades e países.
Mas a situação dessas pessoas deve piorar ainda mais nos próximos meses. Embora a Europa esteja lutando para encontrar uma solução para os milhares de refugiados e imigrantes que buscaram abrigo em seu território, a União Europeia (UE) ainda não conseguiu entrar num consenso sobre como, afinal, distribui-los entre seus países-membros.
Em outras regiões, como África e América do Sul, o cenário também não está positivo. O Quênia, um dos países que mais recebe refugiados, anunciou em maio que fechará suas fronteiras, encerrando, inclusive, as atividades em Dadaab, o maior campo do mundo. No Brasil, o governo interino suspendeu conversas com a UE em que negociava a recepção de sírios, uma das populações mais vulneráveis.
Enquanto o mundo tenta dar vazão ao contingente de deslocados e refugiados, o fluxo dessas pessoas não dá sinais de que cessará em algum momento próximo.

(Fonte: Exame.com)

Os Estados Unidos defendem permanência do Reino Unido na UE

O porta-voz oficial da Casa Branca, Josh Earnest, declarou nesta quarta-feira (22) que, apesar de tratar-se de uma decisão do povo britânico, os EUA se posicionam favoravelmente à permanência do Reino Unido na União Europeia.
"A permanência da Grã-Bretanha na UE é vantajosa para os EUA. Mas a decisão depende do povo britânico", disse Earnest em entrevista coletiva, sobre o referendo Brexit que acontece amanhã.
"Os resultados do referendo são importantes para os EUA", disse o porta-voz que afirmou também que o processo será acompanhado de perto pelo presidente americano Barack Obama.
O referendo sobre a permanência ou saída da Grã-Bretanha do bloco europeu será realizado nesta quinta e o resultado deve ser conhecido nas primeiras horas de sexta-feira (24).
Este será o terceiro plebiscito em toda a história do Reino Unido. Em 1975, os britânicos apoiaram a participação do país na Comunidade Econômica Europeia. Já em 2011, os britânicos recusaram proposta de alterar o sistema de eleitoral nacional.

(Fonte: Exame.com)

TSE ainda analisa contas de Campos e Marina

Os novos fatos trazidos à tona pela Operação Turbulência, da Polícia Federal, devem ser considerados durante o julgamento da prestação de contas da campanha à Presidência de Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede) em 2014. Os processos ainda estão sob análise do ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo informações de pessoas com trânsito no TSE mesmo que as contas dos dois estejam sendo analisadas separadamente, as futuras revelações sobre o caso podem ser também incluídas na prestação de Marina.
Para que isso aconteça, basta que o Ministério Público Eleitoral ou algum partido entre com essa demanda no tribunal. Segundo um procurador que já atuou na esfera eleitoral, o fato de Marina também ter feito viagens no jatinho usado pelo ex-candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB), durante sua campanha, já seria o suficiente para implicar a ex-ministra em desdobramentos das investigações da PF. O avião acidentou-se em 2014, matando Campos.
Até hoje, um ano e oito meses depois da eleição, o PSB não enviou ao TSE os comprovantes da doação de horas de voo do Cessna Citation. Um advogado do partido afirma que isso não foi feito até agora porque a sigla nunca recebeu do órgão competente uma estimativa das horas voadas pela aeronave. A princípio, toda prestação de contas deveria ter sido entregue em novembro de 2014.
Por se tratar de um caso singular, não há consenso sobre que pena poderia ser aplicada caso as contas de Marina sejam rejeitadas pelo TSE. Para um assessor do tribunal, hoje as punições na esfera eleitoral são majoritariamente voltadas para quem foi eleito, como a eventual perda de mandato, e não para quem não venceu a disputa, como Marina.

Turbulência

Deflagrada na manhã desta terça-feira (21) pela Polícia Federal, a operação Turbulência investiga suspeita de caixa dois na reeleição do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em 2010, e também na campanha de 2014, quando o candidato concorreria ao lado de Marina Silva à Presidência da República.
De acordo com a PF, o dinheiro teria saído de um esquema montado por empresas laranja e teria movimentado cerca de R$ 600 milhões. O montante pode, também, ter envolvimento com o avião Cessna Citation que caiu em Santos (SP), em agosto de 2014, matando Eduardo Campos e mais seis pessoas que participavam de sua campanha.

(Fonte: Último Segundo)

terça-feira, 21 de junho de 2016

Delação de Marcelo Odebrecht pode revelar repasses a Dilma

Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht, está fechando acordo de delação premiada com os procuradores da Operação Lava Jato.
As revelações do executivo podem revelar como eram controlados os repasses de recursos legais e ilegais que irrigaram as campanhas presidenciais de 2010 e 2014, vencidas pela presidente afastada, Dilma Rousseff.
De acordo com a Folha de S. Paulo, Odebrecht irá contar sobre um suposto diálogo com Dilma. A conversa teria acontecido em 26 de maio de 2015, quando o responsável pela empreiteira teria alertado a então presidente que os investigadores da Lava Jato estavam a ponto de descobrir os pagamentos ilícitos que a Odebrecht fez ao marqueteiro João Santana na Suíça. No entanto, segundo Marcelo, Dilma não deu importância ao que ele disse.
A reportagem destaca que o encontro dos dois aconteceu 24 dias antes de Marcelo ser preso pela Polícia Federal — a prisão preventiva de Marcelo completou um ano no último domingo (19).

PAGAMENTOS

Antes de serem descobertos os pagamentos efetuados na Suíça, no valor de US$ 4 milhões, Marcelo afirmava que não se sentia ameaçado pela Operação Lava Jato por acreditar que, se ele fosse preso, o governo de Dilma cairia junto com ele.
Além disso, o executivo também deverá argumentar na delação que não considerava crime os pagamentos ilícitos que fez ao marqueteiro do PT. De acordo com a publicação, Marcelo acredita que os repasses via caixa dois são parte da cultura política do país e do sistema de financiamento a partidos no Brasil.
Marcelo também contou a interlocutores que assumirá o controle sobre os gastos nas campanhas presidenciais de 2010 e 2014. Ele alega que nunca cuidou de pagamento de propina a diretores e gerentes da Petrobras e que, portanto, não incluirá esses crimes nos seus relatos.

OUTRO LADO

A assessoria da presidente afastada Dilma Rousseff enviou uma nota à Folha. O documento cita que Dilma realmente esteve com Marcelo Odebrecht em maio de 2015 na Cidade do México, durante viagem oficial.
No entanto, Dilma argumenta que doações e pagamentos a João Santana não foram tratados na conversa. De acordo com a nota, "todos os pagamentos pelos serviços prestados da campanha de reeleição, inclusive a João Santana, foram feitos dentro da lei e declarados à Justiça Eleitoral".
Dilma também destaca que Santana recebeu R$ 70 milhões de seu comitê – o PT arcou com mais R$ 8 milhões. Ainda segundo a nota, "Marcelo faz suposições que não merecem comentários".
O advogado de Santana, Fabio Tofic Simantob, afirmou que só se manifestará nos processos judiciais.
A Odebrecht não quis comentar o assunto.
O PT ressaltou que o partido só recebe doações oficiais, todas declaradas à Justiça.
O advogado negou que Santana soubesse que recebia recursos ligados a contratos obtidos por meio de suborno.

(Fonte: MSN Notícias)

Tite não é a única solução (CHUTE NO VÁCUO F.C.)

O torcedor desatento talvez interprete que Tite seja a solução para a Seleção Brasileira. É inegável a qualidade do novo técnico, haja vista os títulos conquistados nos últimos anos. Porém, o problema é muito maior. A corrupta e incompetente CBF não aprendeu absolutamente nada com o tétrico 7 x 1; após o fiasco da Copa do Mundo no Brasil, contratou Dunga, um técnico conservador que não traria nada de excepcional para o estilo de jogo do Brasil. Ademais, há um problema de gestão no futebol brasileiro, cuja CBF é o baluarte supremo da falta de transparência. Com um ex-presidente, José Maria Marin, preso nos Estados Unidos e o atual presidente, Marco Polo Del Nero, que não sai do Brasil com medo de ser preso pela Interpol, o nosso futebol se encontra envolto em sombras e dúvidas. Precisa-se de um novo conceito de gestão na CBF, antes, é mister a saída desta horda que pilhou o futebol mais vencedor da história.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Coreia do Sul treina hackers em batalha contra o Norte

Seul  - Em uma graduação da Korea University, instituição de elite em Seul, os cursos são conhecidos somente pelo número e os estudantes mantém suas identidades em sigilo.
O currículo de ciberdefesa, fundado pelo ministério da Defesa, treina jovens "guerreiros dos teclados" que podem estudar gratuitamente em troca do compromisso de servirem como oficiais, por sete anos, na unidade de guerra cibernética do exército - e no conflito em andamento com a Coreia do Norte.
As Coreias permanecem em um estado técnico de guerra desde que a Guerra da Coreia (1950-53) terminou em trégua armada. Além dos programas nuclear e de foguetes de Pyongyang, a Coreia do sul diz que o Norte tem um forte exército cibernético, o qual tem culpado por uma série de ataques nos últimos três anos.
A Coreia do Sul, importante aliada dos EUA, é um dos países mais avançados tecnologicamente do mundo. Isto significa que suas redes controlam tudo, desde redes de energia até o sistema bancário, são vulneráveis contra um inimigo que é relativamente primitivo em infraestrutura e, portanto, há menos alvos contra os quais o Sul pode retaliar.
Ano passado, a Coreia do Sul estimou que o ciberexército do Norte dobrou de tamanho ao longo de dois anos, para 6 mil soldados, e o Sul tem lutado para acelerar sua habilidade de atingir o que considera uma ameaça crescente.
Além do curso na Korea University, a polícia nacional tem expandido suas habilidades de ciberdefesas, enquanto o Ministério de Ciências começou um programa com duração de um ano, em 2012, para treinar os chamados "hackers éticos".

(Fonte: Exame.com)

Pedido de recuperação judicial da Oi é o maior da história

São Paulo – Um dos maiores receios do mercado nos últimos tempos se concretizou hoje: a Oi acaba de protocolar um pedido de recuperação judicial, que inclui R$ 65,4 bilhões em dívidas.
O valor é o maior já pedido e já protocolado no país – o recorde, até então, era da OGX, do empresário Eike Batista, de R$ 11,2 bilhões, feito em 2013.
Na manhã de hoje, a operadora de telefonia havia anunciado um acordo com o BNDES para suspender o pagamento da dívida por 180 dias no final de maio.
Do total da dívida, quase 10 bilhões de reais eram com bancos de desenvolvimento, como o BNDES.
A ideia era buscar uma alternativa junto aos credores para evitar uma recuperação judicial e a mesma justificativa estaria sendo usada na negociação com outros bancos de fomento.
Não adiantou. O pedido foi protocolado nesta tarde no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
No último dia 10, Bayard Gontijo, então presidente da companhia, renunciou ao cargo. Ele, que havia assumido o cargo com a promessa de estancar a dívida bilionária da operadora, foi substituído pelo diretor financeiro Marco Schroeder.
O executivo acumulou as duas funções e teria sido escolhido por ter uma maior afinidade com a Pharol, que reúne os acionistas portugueses da antiga Portugal Telecom (PT), com quem a Oi se fundiu.
Com o pedido de recuperação judicial, a Oi tem pressa. No dia 26 de julho, vencem 231 milhões em bônus da empresa, o equivalente a quase R$ 1 bilhão.
Além disso, a Oi acumula um prejuízo líquido de R$ 1,64 bilhão apenas até março e uma dívida de quase R$ 41 bilhões, de acordo com o balanço do primeiro trimestre.
As dúvidas sobre o futuro da companhia incluem também como a Anatel se posicionará sobre o caso já que, pela regulamentação do setor, um pedido desses poderia levar a operadora a perder a concessão, inviabilizando o processo.

(Fonte: Exame.com)

domingo, 19 de junho de 2016

Payet: revelação da Eurocopa (CHUTE NO VÁCUO F.C.)

Dimitri Payet, decisivo para a França na fase de grupos com gols, dribles e passes precisos, sem dúvida, é uma das grandes revelações da Eurocopa. Dificilmente, o West Ham conseguirá "segurar" o jogador na próxima janela de transferências do futebol europeu. O habilidoso meia foi fundamental na boa campanha realizada pelo time londrino na Premier League.

sábado, 18 de junho de 2016

Nasa encontra “segunda Lua” ao redor da Terra

São Paulo – A Nasa (agência espacial americana) anunciou ter encontrado o que a imprensa internacional chama de mini-lua na órbita terrestre. O corpo celeste é um asteroide bem menor do que a nossa já conhecida Lua e tem uma trajetória irregular.
Como o curso do asteroide chamado 2016HO3 é elíptico, a distância dele varia entre 38 e 100 vezes a distância da Terra da Lua. Com isso, ele fica entre 14 milhões e 40 milhões de quilômetros de nós.
Seu movimento de translação ao redor do Sol leva 365,93 dias, o que é um pouco mais do que o tempo que o nosso planeta precisa para realizar o mesmo movimento.
Avistado pela primeira vez em 27 de abril deste ano, com o uso do telescópio espacial Pan-STARRS 1, que fica no Havaí, o asteroide tem 36,5 metros de diâmetro. O 2016HO3 gira em torno do nosso planeta há um século e deve permanecer nesse trajeto durante várias centenas de anos.

(Fonte: Exame.com)

Receita faz pente-fino em declarações de Cunha

Brasília - Além da multa de R$ 100 mil ao presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por gastos incompatíveis aos rendimentos declarados em 2010, a Receita Federal está fazendo um "pente-fino" nas declarações de 2011 a 2014, apurou o jornal O Estado de S. Paulo.
A informação sobre a multa relativa a 2010 foi publicada neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pela reportagem. O órgão corre contra o tempo para aplicar a sanção para evitar que o crime de sonegação seja prescrito.
A auditoria da Receita apontou que Cunha teve gastos que não eram compatíveis com os rendimentos que foram declarados em 2010. Para o órgão, o presidente afastado da Câmara teria que ter pago R$ 40 mil sobre esses gastos. O valor da multa tomou como base esse valor, acrescido de juros e multa.
O processo foi analisado pela Delegacia dos Maiores Contribuintes e depois enviado à Divisão de Controle e Acompanhamento Tributário. Atualmente está no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) porque Cunha recorreu da multa. Se o conselho recusar o recurso apresentado pelo peemedebista, ainda cabe recorrer à Justiça contra a punição.
A assessoria de imprensa da Receita Federal informou que não se pronunciaria sobre o tema devido ao sigilo fiscal. O advogado de Cunha, Leonardo Pimentel Bueno, afirmou que os valores são compatíveis com a renda do deputado e que há equívocos na forma utilizada pela Receita para apurar "o suposto acréscimo patrimonial descoberto".
Além da Receita, o Banco Central já havia aplicado multa de R$ 1,13 milhão a Cunha e à sua esposa, a jornalista Cláudia Cruz, por não terem declarado recursos no exterior à Receita Federal entre 2007 e 2014.
Segundo avaliação do BC, o deputado deveria ter declarado os recursos no exterior à Receita e ao próprio Banco Central. A legislação prevê que todo brasileiro que tenha um saldo bancário acima de US$ 100 mil no exterior tem que declará-lo ao BC. Caso não declare, está sujeito a uma multa de até R$ 250 mil.
Ao Conselho de Ética da Câmara, o BC informou que cobrará multa de R$ 1 milhão de Cunha e R$ 132.486,55 de Cláudia Cruz. Cunha foi multado em R$ 125 mil por ano analisado pelos técnicos - a investigação apurou irregularidades entre os anos de 2007 e 2014.
Para o Banco Central, está "inapelavelmente caracterizado" o vínculo de Cunha com investimentos no exterior, por ser o beneficiário de "trustes" e por ter seu nome na constituição deles.
Cunha alega não ter contas bancárias nem ser proprietário, acionista ou cotista de empresas no exterior. Mas admite ser "usufrutuário" de ativos mantidos na Suíça e não declarados à Receita e ao BC porque, diz, são recursos que obteve no exterior, mantidos em contas das quais não é mais o titular.

(Fonte: Exame.com)

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Machado reafirma que Temer pediu doação para campanha do PMDB em São Paulo

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado reafirmou em nota divulgada nesta quinta-feira (16) que o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) solicitou, em 2012, recursos para a campanha eleitoral de Gabriel Chalita, então candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo. Foi a primeira manifestação pública de Machado desde que vieram à tona gravações feitas por ele e o conteúdo de sua delação premiada, que compromete outros 24 políticos além de Temer.
A divulgação da nota foi motivada pelo pronunciamento feito mais cedo por Temer. O presidente em exercício afirmou na manhã desta quinta-feira que a acusação de Machado é "leviana, irresponsável e mentirosa". O peemedebista disse ainda que alguém que tivesse cometido o "delito irresponsável" apontado por Machado não poderia presidir o País.
"Quando se faz acordo de colaboração, assume-se o compromisso de falar a verdade e não se pode omitir nenhum fato; falo aqui sob esse compromisso", rebateu Machado na nota.
"Em setembro de 2012, fui procurado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), presidente em exercício do partido, com uma demanda do então vice-presidente da República, Michel Temer: um pedido de ajuda para o candidato do PMDB a prefeito de São Paulo, Gabriel Chalita, porque a campanha estava em dificuldades financeiras. Naquele mesmo mês, estive na Base Aérea de Brasília com Michel Temer, que embarcava para São Paulo. Nos reunimos numa sala reservada. Na conversa, o vice-presidente Michel Temer solicitou doação para a campanha eleitoral de Chalita", diz o ex-presidente da Transpetro.
Segundo Machado, tanto Temer quanto os demais políticos citados sabiam que a "solicitação" seria repassada por um fornecedor da Transpetro por meio de sua influência direta. "Não fosse isso, ele teria procurado diretamente a empresa doadora", disse.
"Após esta conversa mantive contato com a empresa Queiroz Galvão que tinha contratos com a Transpetro, e viabilizei uma doação de R$ 1,5 milhão feita ao diretório nacional do PMDB. O diretório repassou os recursos diretamente à campanha de Chalita. A doação oficial pode ser facilmente comprovada por meio da prestação de contas da campanha do PMDB", relatou Machado.
O ex-presidente da Transpetro informou ainda que, de fato, nunca esteve com Gabriel Chalita. Em resposta às acusações, Chalita havia dito que não conhecia Machado e nunca havia pedido recursos a ele.

(Fonte: Último Segundo)

O empate entre Alemanha e Polônia, reflete o equilíbrio da Eurocopa (CHUTE NO VÁCUO F.C.)

Com jogos bastante disputados e nenhuma goleada até então, o equilíbrio tem sido a tônica na Eurocopa. As seleções ditas favoritas sofreram para vencer e, a atual campeã mundial, “tropeçou” contra a Polônia. Com a ausência de um “grupo da morte”, a 1ª fase da Eurocopa não traz confrontos titânicos, porém, a conjuntura mudará no “mata-mata”. Pelo peso da camisa e qualidade inegável do elenco, a Alemanha desponta como uma das favoritas para conquistar o seu quarto título na Eurocopa.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Pitohui: a primeira ave venenosa descoberta pela ciência

Jack Dumbacher, atual pesquisador da Academia de Ciência da Califórnia, ainda era um jovem recém-formado quando participou de expedição às florestas tropicais da Nova Guiné. Durante uma de suas aventuras pela mata, foi arranhado por uma ave que, por conta de sua coloração diferente na cabeça e pescoço, parecia estar usando capuz.
Tratava-se de uma das espécies do gênero Pitohui, primeira ave venenosa a ser cientificamente documentada. A descoberta foi feita pelo próprio Dumbacher, que sentiu na pele os efeitos da toxina do Pitohui. Ao ser arranhado a mão, o pesquisador sentiu dor e, por reflexo, chupou o dedo. Foi quando começou a perceber a boca formigar e queimar e foi avisado por nativos da região de que se tratava de um pássaro venenoso - desconhecido pela ciência.
Segundo os cientistas, o veneno do Pitohui está localizado em sua pele e penas. Trata-se de uma toxina chamada de homobatracotoxina, que tem a capacidade de provocar paralisia no corpo dos seres vivos - inclusive nos músculos do coração, podendo causar a morte.
O Pitohui usa a substância para se defender de predadores ou, então, para caçar. O envenenamento acontece quando a toxina entra em contato com a boca, os olhos, as mucosas nasais ou a pele machucada da vítima - que, quase instantaneamente, começa a sentir dormência e paralisia no local.
O mais curioso é que essa característica incomum do pássaro, provavelmente, é resultado da sua alimentação. Os Pitohuis se alimentam, principalmente, de besouros da família Melyridae, que são uma poderosa fonte de homobatracotoxina. O mesmo fenômeno acontece com os sapos Dendrobatidae que comem os insetos (formigas principalmente) que possuem alcalóides.
Os cientistas avisam que nem todas as espécies de pitohuis são venenosas - normalmente, as que têm cores mais escuras são mais perigosas. Mas, na dúvida, se encontrar um pássaro desses em uma aventura pela Nova Guiné, mantenha distância.

(Fonte: National Geographic)

terça-feira, 14 de junho de 2016

Joseph Blatter admite o uso de bolinhas frias e quentes em sorteios

O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter deu uma polêmica entrevista ao diário argentino "La Nacion", na qual afirma que existe o uso de bolas quentes e frias em sorteios em competições de futebol. Porém, o suíço avisou que este caso jamais ocorreu na Fifa durante sua gestão. Mas "ensinou" o caminho para que tal ato possa ser feito.
- Claro que é tecnicamente possível. Não existe na Fifa, mas fui testemunha de sorteios, a nível europeu, em que isso aconteceu. Mas nunca na Fifa. Claro que pode acontecer, mas no meu caso jamais aconteceu. Jamais - disse Blatter, para depois apontar o caminho para diferenciar as bolinhas:
- As bolinhas são colocadas antes na geladeira. A mera comparação entre umas e outras com o toque determina as bolas frias e quentes. Quando tocamos, sabemos o que é.
Blatter abordou também outro tema polêmico. Lembrou do dia em que Maradona foi sorteado para o exame antidoping na Copa do Mundo de 1994. O então presidente da Associação do Futebol Argentino, Julio Grondona, teve um pequeno diálogo com o ex-presidente da Fifa logo que soube do sorteio. Maradona acabou fora do Mundial após ter sido flagrado no exame:
- Quando Maradona foi sorteado para o antidoping, Julio fez o sinal da cruz e disse "que Deus nos ajude". Me lembro muito bem.
Ainda ao "La Nacion", Joseph Blatter revelou como Messi estava fora de sintonia quando recebeu o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, após derrota por 1 a 0 para a Alemanha na final, no Maracanã:
- Messi falava sozinho, falava com ele mesmo: "É o melhor, mas não é o campeão".
Joseph Blatter deixou a Fifa após uma série de escândalos de corrupção. Ele ainda foi banido pela entidade de atividades ligadas ao futebol por seis anos, por conta de um pagamento autorizado para Platini, ex-presidente da Uefa, no valor de 2 milhões de francos (R$ 7,2 milhões) por um trabalho realizado entre o fim de 1999 e o início dos anos 2000, mas com o pagamento efetuado apenas em 2011.

(Fonte: Globo Esporte)

sábado, 11 de junho de 2016

Um jovem planeta mais novo do que os seres humanos já está morrendo

Astrônomos descobriram um planeta "Júpiter quente" recém-nascido em um sistema estelar distante que está lentamente morrendo. É questão de tempo até que esse pequeno planeta bebê vire apenas poeira.
Localizado a 1.100 anos-luz de distância na constelação de Orion, esse sistema estelar tem apenas dois milhões de anos de idade. Isso não é nada em termos cosmológicos. Para dar um pouco de perspectiva, a Terra tem 4,5 bilhões de anos, e o primeiro gênero Homo surgiu na África há cerca de 2,8 milhões de anos. Isso significa que essa estrela é mais jovem do que os seres humanos mais antigos.
E um desses planetas já está morrendo. Como descrito no Astrophysical Journal, esse planeta recém-nascido - com cerca do dobro do tamanho de Júpiter - está girando ao redor da sua estrela a uma velocidade ridícula, exigindo apenas 11 horas para completar a órbita. Conforme ele gira ao redor dessa órbita, a gravidade da estrela hospedeira está afastando as suas camadas exteriores.
De acordo com pesquisadores da Universidade Rice que lideraram o estudo, é um caso extremo de um "Júpiter quente evaporando". Cientistas observaram órbitas pequenas no passado, mas nunca em um planeta tão jovem.
Na verdade, esse é um dos planetas mais jovens já descoberto. Até hoje, astrônomos já detectaram mais de 3.300 exoplanetas, a maioria deles orbitando estrelas de meia idade como o Sol. No começo do ano, astrônomos anunciaram a descoberta de um planeta enorme em uma órbita apertada ao redor de uma estrela tão jovem que ainda conta com um disco de gás e poeira. Esse novo planeta, chamado PTFO8-8695 b, compete com esse em relação à juventude.
Em relação ao destino do novo planeta, os astrônomos só podem especular no momento.
"Não sabemos o destino final desse planeta", destacou o pesquisador Christopher Johns-Krull em um comunicado. "É possível que ele tenha se formado bem longe da estrela e migrou até um ponto em que ele está sendo destruído." Ele diz que muitos planetas de órbitas pequenas próximos a estrelas de meia idade estão em órbitas estáveis, mas sua equipe ainda não sabe quão rapidamente este planeta jovem vai perder sua massa e "se ele vai perder massa demais para sobreviver."
Observações espectroscópicas revelaram que o planeta só tem cerca de três ou quatro vezes o tamanho da estrela - mas as emissões de hidrogênio dele são quase tão brilhantes quanto as que saem da estrela.
"Não há como uma coisa confinada na superfície do planeta produzir esse efeito," diz Johns-Krull. "O gás precisa preencher uma região muito maior onde a gravidade do planeta não é mais forte o bastante para prendê-lo. A gravidade da estrela assume o controle, e em algum momento o gás vai seguir em direção à estrela."

(Fonte: MSN Notícias)

 
DBS. Tecnologia do Blogger.