sábado, 28 de janeiro de 2017

A sonda Cassini nos presenteou com uma rara imagem desta pequena lua de Saturno

A pequena luazinha amiga de Saturno, Dafne, finalmente está sendo retratada em imagens capturadas de perto. Em uma deslumbrante imagem nova da espaçonave Cassini, da NASA, a elusiva lua pode ser vista espreitando-se da lacuna de Keeler, nos anéis de Saturno. De acordo com a NASA, a imagem foi feita em luz visível (verde), pela câmera de ângulo estreito da Cassini.
É a vista mais próxima que já tivemos de Dafne, e, não vou mentir, ela é bem bonitinha.
Apesar de pequena — com apenas 8,04 quilômetros de diâmetro —, a Dafne é poderosa. Enquanto orbita na lacuna de Keeler, na borda externa do anel A de Saturno, a gravidade da lua cria ondas horizontais e verticais. Isso, por si só, já a distingue de outras 61 luas orbitando o gigante de gás.
A Cassini observou Dafne pela primeira vez em 1º de maio de 2005. Desde então, a espaçonave tem sido a visitante mais popular (e a única) de Saturno, tirando fotos de gêiseres, metano líquido flutuante e outras coisas. Em novembro, a Cassini começou um de seus atos finais, a fase de aproximação dos anéis, que está rendendo fotos próximas e mais “pessoais” das luas e anéis de Saturno.
Infelizmente, tudo que é bom tem um fim. Em setembro deste ano, a Cassini encerrará sua missão de 20 anos, empurrando-se à atmosfera de Saturno. Pelo menos podemos esperar mais fotos bacanas antes disso.

(Fonte: Gizmodo Brasil)

0 comments:

CURTA!