terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

TSE ouve donos de gráficas investigadas em ação no TSE contra chapa Dilma-Temer

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouviu nesta segunda-feira, em São Paulo, as testemunhas ligadas às gráficas que teriam prestado serviços à campanha de 2014 da chapa Dilma-Temer à Presidência da República. No final do ano passado, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em cerca de 20 endereços de empresas subcontratadas por essas empresas.
Os depoimentos de Rodrigo Zanardo, Rogério Zanardo, Carlos Cortegoso e Jonathan Gomes Bastos começaram a ser colhidos a partir das 10h, na sede da Justiça Eleitoral, no centro de São Paulo.
As gráficas alvo da ação do TSE são Rede Seg Gráfica, VTPB Serviços Gráficos e Focal Confecção e Comunicação. Rodrigo e Rogério são donos da Rede Seg e Cortegoso é dono da Focal. O motorista Jonathan já havia prestado depoimento, mas foi convocado novamente. Não há ninguém da VTPB prestando depoimento.
Relatório da Polícia Federal enviado ao TSE informa que foram encontradas irregularidades em pagamentos realizados pela chapa Dilma-Temer a essas três gráficas na campanha eleitoral de 2014. A investigação afirma que há elementos que permitem concluir que parte dos valores oficialmente apresentados como pagamentos às gráficas “não foi, de fato, direcionada a essa atividade”.
Segundo a PF, parte do dinheiro, declarado como verba de campanha, foi desviado para pessoas físicas e jurídicas “em benefício próprio ou de terceiros”.
A ação no TSE é movida pelo PSDB, que pede para a chapa ser cassada. A ação não tem data para ser julgada. O processo corre em Brasília, mas é em São Paulo que estão sendo ouvidas as testemunhas. O relator do caso, o ministro Herman Benjamin será o primeiro a votar entre os sete ministros do TSE. Para a condenação, são necessários ao menos quatro votos favoráveis.
A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff nega as acusações e afirma que todos os serviços contratados durante a campanha foram produzidos e entregues pelas gráficas. A defesa de Michel Temer diz que o então candidato a vice-presidente e o PMDB não foram responsáveis pela contratação das gráficas investigadas no processo.
Flávio Caetano, advogado da ex-presidente Dilma Rousseff, disse que a oitiva é um pedido dele em conjunto com a defesa do PSDB.
— Eles vão explicar como funcionava o fornecimento dos serviços gráficos para a campanha. Prova pericial já foi feita e já demonstrou que serviços foram feitos. Com isso hoje não restará dúvidas — afirmou Caetano ao falar sobre a importância das oitivas desta segunda-feira.
Já Gustavo Bonini Guedes, advogado de Temer, disse que tanto o PMDB quanto o presidente desconhecem quem são as gráficas.
O PSDB, que protocolou a ação após a eleição de 2014, diz ter havido abuso de poder político e econômico na disputa.
A principal acusação é de que a campanha foi abastecida com dinheiro de propina desviado da Petrobras, suspeita negada pelas defesas de Dilma e Temer.

(Fonte: Agência O Globo)

0 comments:

CURTA!