quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Apos 21 dias a frente do Poder Executivo de Amargosa a Prefeita Karina Silva concede entrevista coletiva




Ao lado do vice-prefeito César Mercês, dos Secretários Marinaldo Cardoso (Administração) e Virginia Porto (Finanças), dos vereadores Antônio Clóvis (Coi), Vera do Fórum  e Viviane Santana, Karina Silva falou sobre temas importantes como: pagamento dos salários atrasados do mês de dezembro, deixados pela administração anterior, concurso público,  situação em que foram encontradas secretárias, prefeitura, finanças, entre outros.
Logo de cara, a prefeita Karina Silva falou sobre as dificuldades encontradas desde o primeiro dia de mandato, com o exemplo, da ausência das chaves que dariam acesso aos imóveis pertencentes à prefeitura municipal.
Na secretaria de Administração, mais especificamente  no Setor de Infraestrutura, Karina Silva relatou, o que segundo ela, foi uma grande maldade. “Encontramos todas as chaves jogadas em cima de uma mesa, sem a identificação, o que atrapalhou o nosso serviço”, pontuou.
Segundo a prefeita, todos os equipamentos da Secretaria de Ação Social, incluindo móveis, documentos, computadores e etc, foram encontrados jogados no plenário da prefeitura municipal.  “Foi um desafio para nós termos que remontar toda a Secretaria de Ação Social, que é responsável por um programa tão importante como Bolsa Família”, reiterou.
Questionada a respeito do pagamento do salário de parte dos funcionários, referentes ao mês de dezembro de 2012, ainda na gestão do ex-prefeito Valmir Sampaio, Karina Silva ressaltou a todo momento, o fato de que, o pagamento de dezembro, não é de sua responsabilidade, uma vez que, a folha de dezembro deveria ser quitada no ano passado. Karina Silva relembrou que uma situação semelhante, ocorreu no início do primeiro mandato do ex-gestor de Amargosa no ano de 2005, no entanto, os servidores que na ocasião estavam com salários atrasados, receberam a notícia de que não receberiam os seus salários.
Ao contrário dessa atitude tomada em 2005 pelo ex-gestor, a prefeita Karina Silva afirmou que ainda nesta semana estará efetuando o pagamento dos salários atrasados, deixados como herança pela administração passada. “Vamos efetuar o pagamento dos salários até a próxima quinta-feira (24), deixando claro para a população que esse pagamento não é de nossa responsabilidade, foi a herança deixada pela antiga gestão”, ressaltou. De acordo com a prefeita, a demora para a realização do pagamento dos salários deixados pela gestão passada, se deu também pela burocracia necessária na administração pública, o que acabou emperrando o andamento do processo. Outro ponto relacionado ao pagamento ficou a cargo dos critérios que teriam sido usados pelo ex-prefeito, para selecionar quem receberia salário, a exemplo de secretários, assessores, alguns funcionários, além do seu próprio pagamento, que foi quitados no mês de dezembro.
Karina Silva falou sobre dívidas com fornecedores deixadas pela gestão passada a exemplo do oxigênio do Hospital Municipal que, além de estar em falta no estoque, o fornecimento foi suspenso por falta de pagamento. Karina citou ainda, o exemplo de dívidas com alugueis sociais no valor de R$ 120,00.
Sobre a Seca, a prefeita falou dos esforços que tem feito para amenizar a situação e citou a viagem feita semana passada a Salvador para pedir junto a CAR, a vinda de mais carros pipas para realizar o abastecimento em caráter emergencial. Além do mais, a prefeita relatou que a maioria das bombas d’agua situadas na zona rural estavam quebradas, ou de alguma maneira desapareceram.
A respeito dos concursados, Karina Silva ressaltou que em nenhum momento a administração teve a intenção de prejudicar essas pessoas. Segundo ela, houve a necessidade de suspender temporariamente parte dos atos, para que fosse feita a regularização necessária para o envio ao TCM, e pontuou que, boa parte da documentação referente ao concurso não havia sido assinada pelo ex-prefeito Valmir Sampaio. Ainda de acordo com a prefeita não houve um estudo dos impactos no orçamento municipal para a criação de novas vagas em cadastro de reserva. “Durante a transição, por três ocasiões, solicitamos este estudo desse impacto, e até o momento não nos foi passado”, afirmou.

                                            Fonte: Amargosa Informa

0 comments:

CURTA!