quarta-feira, 20 de março de 2013

UFRB irá promover cursos de formação em EaD




A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), irá promover a formação e a capacitação inicial de servidores, técnicos e docentes, e outros profissionais que poderão atuar nos cursos da modalidade Educação a Distância (EaD) ofertados pela instituição. A proposta da UFRB para a chamada do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) do Sistema UAB foi aprovada na última sexta-feira, dia 15 de março.
No total, serão destinados recursos na ordem de R$ 253.787,76 para as capacitações do PAAC-UFRB. A proposta aprovada integralmente pela Capes foi elaborada pela Pró-Reitoria de Graduação, através do Núcleo de Gestão em Educação à Distância (NUGEAD) e do Núcleo de Formação para Docência do Ensino Superior (NUFORDES). A intenção é que 1.200 profissionais participem dos cursos com início previsto para maio de 2013.
O objetivo das capacitações é promover a disseminação de conhecimentos sobre o planejamento, a preparação, a implantação, a gestão, a execução e avaliação de projetos/cursos em EaD. “A qualidade dos futuros cursos da UFRB na modalidade a distância depende diretamente desse investimento em capacitação”, avalia o chefe do NUGEAD, professor Ariston Cardoso.
No PAAC-UFRB está prevista a realização de doze cursos voltados à temática da educação online, dentre eles: Legislação e Regulação de Direitos Autorais em EaD, Produção Científica e Textos Interativos, Currículo e Didática em EaD, Planejamento e Avaliação em EaD, Objetos de Aprendizagem para EaD, Mídias Virtuais, Produção de Material Didático para EaD, Mídias Sociais Virtuais aplicadas ao Ensino e à Aprendizagem.
Os cursos serão ofertados na modalidade semipresencial e terão a disponibilidade de 100 vagas cada. A proposta inclui ainda o Seminário de Abertura com o tema Educação On-Line e Cibercultura e o Seminário de Encerramento com o tema Aprendizagem Colaborativa e Potenciais de Aprendizagem nas Redes Sociais. Para a chefe do NUFORDES, Leila Damiana, “este é o momento de construir um projeto diferenciado para a EaD da UFRB, assegurando um processo formativo para os profissionais que atuarão nesta área”.
EaD na UFRB – Em 2007, a UFRB assinou o Acordo de Cooperação Técnico-Científico-Cultural com universidades públicas da Bahia com o objetivo de implementar ações conjuntas em EaD. Desde então, vem consolidando sua inserção nos processos de discussão dessa modalidade de ensino, que culminou na sua integração ao sistema UAB, em 2012. Atualmente, conta com o projeto do curso de Licenciatura em Matemática a Distância já aprovado internamente e encaminhado ao E-MEC.
            Fonte: Agencia de Noticias UFRB

0 comments:

CURTA!