sexta-feira, 1 de abril de 2016

Partido PSTU se posiciona sobre Guerra Civil da Marvel

Por essa ninguém esperava. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), conhecido por seu posicionamento de esquerda radical no cenário político brasileiro, decidiu fazer um intervalo para respirar no meio de toda as confusões que estão acontecendo em Brasília para opinar sobre a profunda crise social... do universo Marvel.
Sim, o PSTU emitiu uma opinião, por meio de uma postagem no blog oficial do partido, sobre a Guerra Civil que divide os heróis da grande produtora de quadrinhos e é a base para o próximo filme do Capitão-América. Será que eles são #TeamCap ou #TeamIronman?
A resposta, como era de se esperar, acaba sendo bem mais complicada do que isso. Fazendo uma análise bastante interessante e aprofundada do cenário sociopolítico do universo Marvel, o PSTU concluí que "nem Capitão, nem Homem de Ferro representam uma alternativa para os trabalhadores do Universo Marvel. Na verdade, caso existissem, eles seriam parte do problema. Ambos representam, sobre prismas diferentes, saídas burguesas."
Vale lembrar que a Guerra Civil da Marvel se dá porque o governo norte-americano e parte dos heróis, liderados pelo Homem de Ferro, querem que todos os seres super-poderosos se registrem e revelem suas identidades secretas, para que haja um melhor controle de todos eles. O Capitão América e vários outros mascarados são contra essa iniciativa, afirmando que isso fere as liberdades individuais.
Pensando assim, era até possível imaginar que o esquerdista PSTU se aliasse ao Capitão América, mas a crítica que o partido faz ao herói é enfática: "Capitão América é um soldado que defende uma grande mentira chamada “American Way of Life” (modo de vida americano), que segundo prega, todos os cidadãos precisam ter as mais amplas liberdades, especial liberdades econômicas, e o Estado deve interferir o mínimo possível na vida dos cidadãos. Esse pensamento é a base do liberalismo que faz com que hoje 50 milhões de americanos não tenham acesso a nenhuma forma de ser serviço de saúde."
Quanto ao Homem de Ferro, as críticas são mais agressivas ainda: “Um empresário que herdou uma fortuna construída com base na indústria armamentista e que construiu uma das armas mais poderosas do mundo, sua própria armadura”.
É uma análise interessante a vale a pena ser lida enquanto esperamos pelo lançamento de Capitão América: Guerra Civil, em 28 de abril. Será que o PMDB também entrará nessa brincadeira e dará seu pitaco?

(Por Marcus Oliveira / Fonte: IGN Brasil)

0 comments:

CURTA!