segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Análise: Desemprego e corrupção fizeram periferia "dar adeus ao PT"

PT perdeu prefeituras no chamado cinturão vermelho, cidades com forte tradição trabalhista ao redor da capital de São Paulo, que foi berço das grandes greves no final da ditadura militar. Segundo os blogueiros do UOL, Josias de Souza e Leonardo Sakamoto, a maneira como o governo Dilma Rousseff lidou com a crise econômica e as denúncias de corrupção fizeram com que o partido perdesse o protagonismo nesses municípios e nas periferias. Mas ainda é cedo dizer se houve uma guinada à direta nessas cidades. 

domingo, 30 de outubro de 2016

Parabéns Marina Silva pelas 7 Grandes Vitórias (O QUARTO ANTAGONISTA)
Em 2017, entre os 5570 municípios brasileiros, 7 serão administrados por prefeitos filiados ao partido fundado por Marina Silva, a Rede Sustentabilidade. De todas as capitais, o partido da Marina conseguiu apenas uma capital, Macapá, cujo prefeito foi reeleito. Sem dúvida, Marina mostrou força eleitoral e se credencia como favorita para as próximas eleições presidenciais. Parabéns Marina Silva pelo expressivo resultado nestas eleições municipais.
PT perde as 7 disputas no 2º turno

O 2º turno consolidou uma eleição nada favorável ao PT. O partido perdeu em todas as cidades que disputava. Eram sete.

Em cinco delas, a expectativa já não era boa. Em Recife, por exemplo, a única capital em jogo, João Paulo (PT) acabou com 38,70%. Geraldo Julio (PSB), reeleito, terminou com 61,30%. Não foi surpresa. A disputa foi ao segundo turno por muito pouco. Com isso, o partido ganhou apenas uma capital neste ano (Rio Branco, no 1º turno).

No ABC, as derrotas foram elásticas. Em Mauá, Donisete Braga (PT) ficou com 35,53% e, em Santo André, Carlos Grana (PT) acabou com 21,79%.

Em Vitória da Conquista (BA), Zé Raimundo (PT) também perdeu. O peemedebista Herzem Gusmão foi o escolhido pelos eleitores.

Em Juiz de Fora (MG), outra derrota petista para o PMDB. Margarida Salomão terminou com 42,13% dos votos. O vencedor foi Bruno Siqueira, que teve 57,87% no final.

Em Santa Maria (RS) e Anápolis (GO), as duas cidades onde os petistas haviam terminado o primeiro turno na frente, a derrota foi por pouco.

Em Santa Maria, a diferença foi de apenas 226 votos. Valdeci Oliveira (PT) saiu derrotado para Pozzobom (PSDB). Em Anápolis, João Gomes (PT) ficou com 48,77% dos votos válidos, contra 51,23% do eleito Roberto do Orion (PTB).
(Fonte: G1)
Túmulo de Jesus é aberto para ser estudado por pesquisadores
O túmulo na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, passará por uma restauração, depois de ser investigado por arqueólogos

O túmulo onde o corpo de Jesus Cristo foi sepultado, segundo a tradição cristã, foi aberto pela primeira vez desde 1555, no início desta semana. Pesquisadores da Universidade Nacional e Técnica de Atenas tiveram acesso ao local sagrado, que fica dentro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, para realizar uma pesquisa sobre a tumba e um projeto de restauração.
O lugar onde Jesus foi supostamente enterrado está coberto por uma edícula com placas de mármore há 461 anos, por isso não era possível ver o interior do túmulo. Depois de retirarem a primeira camada, os arqueólogos encontraram uma pilha de entulho e uma nova pedra de mármore, que será removida para que possam visualizar o que esperam: a caverna de pedra onde o corpo de Jesus teria sido colocado.
O pedido dos pesquisadores de investigarem o local foi aprovado em 2015 pelos seis grupos religiosos católicos, ortodoxos e coptas que regem a basílica, através de um acordo de 1852. Com o fim das investigações, em março de 2017, os arqueólogos devem conduzir a restauração do local.
Segundo a revista National Geographic, que acompanhou a abertura, a análise do túmulo deve permitir que os pesquisadores entendam a forma original da tumba e possam estudar como o ponto de veneração evoluiu ao longo dos anos. “A técnica que estamos usando neste monumento único permitirá que o mundo estude nossas descobertas como se eles mesmos estivessem na tumba de Cristo”, afirmou a pesquisadora Antonia Moropoulou.
A edícula onde fica o túmulo de Jesus é considerada um dos locais mais sagrados pelos cristãos do mundo todo. O lugar foi identificado pela mãe do imperador romano Constantino, Helena, em 326 d.C., que mandou construir a Basílica do Santo Sepulcro.

(Fonte: Veja)

sábado, 29 de outubro de 2016

Sem cursinho, saiba como estudar para o vestibular por conta própria
O perfil dos candidatos que estudam por conta própria varia bastante, mas o que não pode faltar em nenhum deles é motivação. É o que defende Marcelo Dias Carvalho, coordenador-geral do Curso Etapa. Ele afirma que o desânimo e o cansaço não podem vencer na reta final e que, para isso, é preciso disciplina.
Carvalho sugere que os candidatos façam uma lista com os pontos que merecem mais atenção. Sem a ajuda de professores, pode parecer difícil escolher o que estudar. Alessandra Venturi, coordenadora de orientação educacional do Cursinho da Poli, explica que a melhor forma de identificar esses conteúdos é por simulados. “A partir daí, o candidato pode se organizar e estudar, a cada semana, para o vestibular que vem a seguir.”
Também vale recorrer a quem conhece bem cada prova e pedir dicas. “O aluno pode entrar nos grupos do Facebook de discussão dos vestibulares e em sites de cursinhos locais. Também pode verificar dentro de cada matéria que tópicos são mais importantes.”
A internet também pode ser uma grande aliada. Aplicativos e canais no YouTube podem ser ótimas ferramentas para estudar por conta própria. Alessandra informa que, no site do Cursinho da Poli, qualquer pessoa pode encontrar exercícios com a resolução.
Mas não adianta contar apenas com a tecnologia. Livros e apostilas são essenciais. Carvalho aconselha procurar material didático atualizado. Ainda assim, vale a pena recorrer também às próprias anotações e resumos, mesmo que sejam de anos anteriores.
“Retomar a matéria do ensino médio é importante. Muita gente acredita que, porque já cursou Engenharia, por exemplo, vai ter facilidade na prova de Matemática. Mas isso não necessariamente ocorre porque o vestibular cobra os conteúdos do colégio.”

(Fonte: Estadão)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

"Lula virou vampiro de garotos", diz Reinaldo Azevedo sobre invasão no PR
Reinaldo Azevedo critica o ex-presidente Lula por ele ter telefonado para Ana Júlia Pires Ribeiro, líder de uma escola invadida no Paraná, após a jovem ter dito a deputados que eles "têm a mão suja de sangue". "O Lula virou vampiro de garotos e garotas, não sobrou mais nada ao PT a não ser o molestamento ideológico de crianças".
OUÇA ABAIXO

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"O que está por trás das aparições de palhaços?" por Tosta Neto
Recentemente, o pacato e hospitaleiro Povoado do Km-100 foi acometido por supostas aparições de palhaços, porém, há parcas fontes que comprovem tais fatos. Nesta tempestade de “disse me disse”, as informações se multiplicam de forma descontrolada, ganhando uma proporção impactante nas rodas de conversa (só se fala no palhaço): “ontem à noite, fulano viu dois palhaços na rua de baixo”; “o palhaço correu atrás de uma menina”; “é verdade, o palhaço correu atrás de mim.” A veracidade dos fatos pouco importa, logo, a intensidade dos relatos provoca uma sensação de panis collectivum ante a iminente aparição dos palhaços.
A onda dos palhaços começou nos Estados Unidos, chegou à Europa, já tem ecos no Brasil e espraiou no Km-100. Algures, uma histeria em massa bombardeia o inconsciente coletivo, trazendo para o mundo da fantasia um cunho de “realidade”. As supostas aparições crescem como bola de neve. Ademais, percebe-se um efeito viral nas redes sociais, com milhões de visualizações e comentários sobre os vídeos das aparições, muitos desses, habilmente manipulados. É importante enfatizar, que a onda dos palhaços não é um fenômeno hodierno; há exemplos equivalentes com outras roupagens que povoam o imaginário popular. Quem não se lembra das aparições de fantasmas, ETs, óvnis, “chupa-cabra”, lobisomem, etc.? O fato é que os seres humanos têm uma incomensurável atração por essa confusão entre fantasia e realidade.
Apesar das roupagens supracitadas, a figura do palhaço tem um peso maior. Desde a infância, o palhaço emerge no mundo do indivíduo como aquele ser “gente boa” que provoca risos e mais risos. Indubitavelmente, nos espetáculos circenses, o bloco dos palhaços é o mais aguardado pelo respeitável público. Nas eleições de 2010, o palhaço Tiririca obteve uma votação absurda superior a 1.300.000 votos para o cargo de Deputado Federal pelo estado de São Paulo. O palhaço é um personagem que transita tranquilamente nas trilhas cômicas e trágicas da humanidade. Em contrapartida, o palhaço também tem o seu arquétipo de terror, imagem construída em filmes de palhaços assassinos e ladrões mascarados. A personificação do palhaço enquanto ser cruel e sádico foi reforçada com o sucesso do filme Batman, o Cavaleiro das Trevas, com aquelas cenas iniciais de palhaços roubando o banco, cujo epicentro da trama é o Coringa.
Neste modesto artigo, o vilão mais popular dos quadrinhos, merece um parágrafo especial. O Coringa virou um titã no panteão dos vilões, graças ao intelecto genial, alta capacidade de improvisação, persistência e humor sádico. A intenção da DC Comics era que o Coringa tivesse existência curtíssima, porém, o sucesso estrondoso do “Palhaço do Crime” prolongou sua existência. O Coringa é o grande rival do Batman, simplesmente, o adversário à altura do “Homem-Morcego”. Muitos especialistas da temática em questão denominam o Coringa como o alter ego do Batman (o opositor perfeito). O Coringa cativa também por causa de sua imprevisibilidade, pois não segue as regras convencionais do jogo. O “Flagelo de Gotham” cria suas próprias regras, adapta-se facilmente às circunstâncias mais adversas e traz consigo um ego obscuro, inominável e indefinível. Há tempos, o Coringa deixou de ser o inimigo do Batman, para ser somente o Coringa, um personagem autêntico e independente que transcendeu as páginas dos quadrinhos.
Mais uma vez, o Coringa emerge com a onda dos palhaços para causar caos e pânico nas mentalidades. Aparentemente, a atração por palhaços está entranhada no inconsciente coletivo, sendo uma lenda urbana pautada de curiosidade, comédia e terror. A figura alegre e macabra do palhaço habita as partes mais profundas da mentalidade humana. Inclusive, há o medo específico de palhaços, a coulrofobia. As frestas da inconsciência são habitat da horda de palhaços, uma patologia que não avista nenhum tipo de cura no horizonte. A repercussão nos Estados Unidos está sendo tão expressiva que entrou na pauta da Casa Branca. Doravante, a onda dos palhaços irá arrefecer, mas o inconsciente coletivo sempre escutará as risadas inocentes e sádicas dos palhaços. Enfim, eu tenho medo de palhaços! E você?


                                    Tosta Neto, 27/10/2016
BAHIA NA MIRA DA LAVA JATO

Bahia será mais uma vez alvo de investigações da Operação Lava Jato

OUTRO OLHAR/ BAHIA NO ALVO DA LAVA JATO

Foi noticiado no site TV Servidor.com nesta quinta-feira(27) que a Bahia irá ocupar mais uma vez destaque no âmbito nacional e no foco do noticiário das futuras etapas da Lava Jato. Informações dão conta que à força-tarefa da operação em Curitiba pretende deslocar policiais federais do Paraná para novas diligências no estado.
As investigações se concentram em empresas que surgiram recentemente no rol da operação, todas sob suspeita de servirem para lavagem de dinheiro e pagamentos de propina. Partidos e políticos também fazem parte da lista de alvos baianos da Lava Jato.
PF deflagra operação para combater fraudes através da Lei Rouanet

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (27) a Operação Boca Livre S/A, cumprindo 29 mandatos de busca em apreensão em São Paulo e no Paraná. A ação é um desdobramento das investigações sobre fraudes na apresentação e aprovação de projetos no Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. A polícia estima que os prejuízos por meio do sistema de renúncia fiscal para patrocínio cultural tenham chegado a R$ 25 milhões.
Além de 100 agentes da Polícia Federal, participam da operação 24 servidores da Controladoria Geral da União. Os mandatos foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de São Paulo. Segundo a PF, os investigados serão indiciados pelo crime de estelionato.
O inquérito indica que as empresas que participavam do esquema usavam o sistema de apoio cultural para utilizar os recursos que deveriam ser empregados no pagamento de impostos em ações em benefício próprio.
Íntegra Boca Livre

Estudante de 16 anos faz discurso poderoso e emocionante sobre as ocupações
“A quem a escola pertence?” foi a pergunta que iniciou o discurso da estudante Ana Julia, de 16 anos, do Colégio Estadual Senador Alencar Guimarães, de Curitiba (PR).
Com voz aparentemente emocionada, em sua fala durante sessão na Assembleia Legislativa do Paraná ela defendeu a legitimidade do movimento que já ocupa instituições em todo o país.
Estudante não consegue responder o que é a PEC 241, mas ocupa IFSC por conta dela

OUTRO OLHAR/Estudante não consegue responder o que é a PEC 241, mas ocupa IFSC por conta dela
Viraliza nas redes sociais, uma entrevista realizada pela RICTV de Chapecó, em Santa Catarina na ultima terça feira (25). A matéria mostra a ocupação do IFSC local. O repórter questionou a estudante sobre a PEC 241, que impõe um teto de gastos para as despesas públicas. O microfone ficou livre para a jovem fazer seu discurso político, mas quando foi questionada sobre detalhes da PEC, a jovem pediu que encerrasse a entrevista.
ASSISTA ABAIXO
Aprovada na Venezuela a abertura de processo de impeachment de Maduro

A oposição, que venceu as eleições parlamentares há um ano, alega que o presidente quebrou a ordem constitucional e destruiu a economia do país.

O parlamento da Venezuela aprovou o início de um processo de impeachment contra o presidente Nicolás Maduro por violar a Constituição do país.
A oposição, que venceu as eleições parlamentares há um ano, acusa Maduro de quebrar a ordem constitucional e de destruir a economia do país. A tensão entre o governo e a oposição aumentou ainda mais depois que a Justiça Eleitoral da Venezuela suspendeu o processo de um referendo que poderia permitir a convocação de novas eleições.
O Poder Legislativo tem poucos instrumentos para julgar e para depor Maduro. Cabe apenas ao Poder Judiciário, controlado pelo regime chavista, destituir o presidente.
Nicolás Maduro e a oposição devem se encontrar no próximo fim de semana, para uma nova tentativa de diálogo. O encontro será acompanhado pela União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e pelo Vaticano.
(Fonte: G1)

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Residência papal em Castel Gandolfo é aberta ao público
Os apartamentos pontifícios na residência oficial de verão do Papa, sobre a colina de Castel Gandolfo, a 25 quilômetros ao sul de Roma, foram abertos pela primeira vez ao público, no último sábado (22/10), a pedido do papa Francisco, que nunca veraneou ali nos seus três anos de pontificado.
A assessoria de imprensa da Santa Sé informou que o espaço disponível para os visitantes na tradicional residência pontifícia de verão se estende agora aos aposentos dos Papas, depois de, há dois anos, terem sido abertos os jardins de Villa Barberini e, em 2015, a Galeria dos Retratos.
Os visitantes poderão ver os quartos onde mais de 15 Papas têm dormido desde o século 17. O pontífice argentino, que já havia dispensado a residência papal no Vaticano, também decidiu ficar longe da propriedade de 55 hectares em Castel Gandolfo.
"Aqui, os grandes eventos da história se misturam com narrativas pessoais", afirmou Osvaldo Gianoli, diretor dos palácios pontifícios. "A abertura dos apartamentos privados tem um valor simbólico que reflete as crenças pastorais do papa Francisco", declarou Gianoli.
Castel Gandolfo está em propriedade do Vaticano desde 1640, sendo Urbano 8° o primeiro papa a usá-lo como residência de verão, no século 17. Durante a Segunda Guerra, o palácio foi aberto a refugiados e cerca de 40 crianças nasceram ali.
Francisco abriu a propriedade de Castel Gandolfo para visitas guiadas em 2014. Ali também se encontra a sede do observatório do Vaticano, embora a maior parte do trabalho científico seja feita hoje usando um telescópio no Arizona.


(Fonte: Dw.com)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

MEC libera R$ 39 milhões para manutenção de universidades federais na Bahia-21/10/16
Confira em ÁUDIO a reportagem de CBN Salvador (91,3), entrevista com o Reitor da UFBA, João Carlos Sales.


Metro1 repercute a noticia a seguir: "Grande parte da verba - R$ 24,5 milhões - vai para as universidades federais, cujo total de recursos para custeio atinge neste ano R$ 246,6 milhões. Desta quantia, pouco mais de R$ 16,7 milhões, serão encaminhados para a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ao jornal Correio, o reitor João Carlos Salles afirmou que o dinheiro alivia as despesas mas não é suficiente. "Precisamos também da liberação do valor de capital para dar continuidade aos serviços [verba de capital para obras e equipamentos]”, disse.
O resto dos recursos serão encaminhados para a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que vai receber R$ 4,5 milhões, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), R$ 2 milhões, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), R$ 1,2 milhões, e os institutos federais, que vão ter acesso a R$ 14,5 milhões, atingindo R$ 144,7 milhões de orçamento de custeio."
Que autoridade moral Renan tem para atacar O Executivo e o Judiciário? | Jornal da Manhã
O presidente do Senado, Renan Calheiros, acusou a Polícia Federal, nesta segunda-feira (24), de ter se valido de "métodos fascistas" para prender na última sexta-feira (21), quatro policiais legislativos da Casa.
OUTRO OLHAR - Que autoridade moral Renan tem para atacar o Executivo e o Judiciário?O peemedebista chamou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, de "chefete de polícia" e classificou o juiz responsável pela operação, Vallisney de Souza Oliveira, de "juizeco".
"Ele se dirige ao ministro da Justiça e chama de 'chefete de polícia'? Que autoridade moral ele tem? E que autoridade moral ele tem para atacar o Judiciário e chamar o juiz de 'juizeco de primeira instância'?", questiona Villa.
Confira ABAIXO, conteúdo Jovem Pan.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Juízes dizem que Renan pensa que está ‘acima da lei’

Magistrados federais saem em defesa de Vallisney Oliveira, da 10.ª Vara Federal de Brasília, a quem presidente do Congresso chamou de 'juizeco' porque mandou deflagrar Operação Métis contra agentes da Polícia do Senado

Os juízes federais declararam nesta segunda-feira, 24, que o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) ‘pensa que está acima da lei’.
Os magistrados, por meio da Associação dos Juízes Federais, reagiram aos ataques de Renan, que chamou de ‘juizeco’ o colega deles, Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara Federal de Brasília. Vallisney autorizou a deflagração da Operação Métis, da Polícia Federal, contra policiais legislativos que teriam realizado varreduras ilegais em gabinetes e residências de senadores e ex-senadores para embaraçar a Operação Lava Jato.
Nesta segunda, em entrevista, Renan declarou irritação com a extensão da Métis e criticou o juiz que a deflagrou, Vallisney Oliveira, a quem chamou de ‘juizeco’.
“Esse comportamento é típico daqueles que pensam que se encontram acima da lei”, diz texto divulgado pela Associação dos Juízes Federais, subscrito por seu presidente, Roberto Veloso.
“Vale lembrar que tal operação refere-se a varreduras, por agentes da polícia legislativa, em residências particulares de senadores para identificar eventuais escutas telefônicas instaladas com autorização judicial, com o propósito de obstruir investigações da Operação Lava Jato, o que, se confirmado, representa nítida afronta a ordens emanadas do Poder Judiciário”, destaca a nota.
Os juízes federais observam que o próprio Renan é alvo da Lava Jato. “A Operação Métis não envolveu qualquer ato que recaísse sobre autoridade com foro privilegiado, em que pese o presidente do Senado Federal seja um dos investigados da Operação Lava Jato, senão sobre agentes da polícia legislativa de tal Casa, que não gozam dessa prerrogativa, cabendo, assim, a decisão ao juiz de 1.ª instância.”
Os magistrados ressaltam que ‘havendo qualquer tipo de insurgência quanto ao conteúdo da referida decisão (que deflagrou Métis), cabem aos interessados os recursos previstos na legislação pátria, e não a ofensa lamentável perpetrada pelo presidente do Senado Federal, depreciativa de todo o Poder Judiciário’.
Roberto Veloso é categórico ao se referir ao ataque de Renan e à importância de reforma no conceito do foro privilegiado. “Esse comportamento, aliás, típico daqueles que pensam que se encontram acima da lei, só leva à certeza que merece reforma a figura do foro privilegiado, assim como a rejeição completa do projeto de lei que trata do abuso de autoridade, amplamente defendido pelo senador Renan Calheiros, cujo nítido propósito é o de enfraquecer todas as ações de combate à corrupção e outros desvios em andamento no País.”
NOTA PÚBLICA DOS JUÍZES FEDERAIS CONTRA RENAN:
“A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar repúdio veemente e lamentar as declarações do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, que chamou de “juizeco” o juiz da 10ª Vara Federal de Brasília/DF, Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela Operação  Métis, a quem se presta a mais ampla e irrestrita solidariedade.
Vale lembrar que tal operação refere-se a varreduras, por agentes da polícia legislativa, em residências particulares de senadores para identificar eventuais escutas telefônicas instaladas com autorização judicial, com o propósito de obstruir investigações da Operação Lava Jato, o que, se confirmado, representa nítida afronta a ordens emanadas do Poder Judiciário.
Tal operação não envolveu qualquer ato que recaísse sobre autoridade com foro privilegiado, em que pese o presidente do Senado Federal seja um dos investigados da Operação Lava Jato, senão sobre agentes da polícia legislativa de tal casa, que não gozam dessa prerrogativa, cabendo, assim, a decisão ao juiz de 1ª instância. De outro lado, havendo qualquer tipo de insurgência quanto ao conteúdo da referida decisão, cabem aos interessados os recursos previstos na legislação pátria, e não a ofensa lamentável perpetrada pelo presidente do Senado Federal, depreciativa de todo o Poder Judiciário.
Esse comportamento, aliás, típico daqueles que pensam que se encontram acima da lei, só leva à certeza que merece reforma a figura do foro privilegiado, assim como a rejeição completa do projeto de lei que trata do abuso de autoridade, amplamente defendido pelo senador Renan Calheiros, cujo nítido propósito é o de enfraquecer todas as ações de combate à corrupção e outros desvios em andamento no País.”
Roberto Veloso
Presidente da Ajufe
(Fonte: ESTADÃO)
Três a cada quatro juízes brasileiros recebem acima do teto salarial, aponta jornal
Um levantamento realizado pelo jornal O Globo e publicado neste domingo (23) aponta que 10.765 dos 13.790 juízes e desembargadores em atuação no Brasil recebem vencimentos acima dos R$ 33.763, que é o valor dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal e o valor máximo que poderia ser pago a servidores públicos no País. Na média, os magistrados da Justiça comum recebem R$ 39,2 mil.
Segundo apurou o jornal, a partir da consulta às folhas salariais dos servidores, os tribunais pagam valores extras aos magistrados a títulos de indenizações, vantagens e gratificações, o que é respaldado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho da Justiça Federal (CFJ), que são os órgãos responsáveis por fiscalizar o judiciário.
No RS, 65,27% dos magistrados recebem acima do teto e a média de salários é de R$ 37.209, segundo O Globo. No Sergipe, os valores médios chegam a R$ 54 mil, os maiores do país.

domingo, 23 de outubro de 2016

GLOBONEWS PAINEL - A economia brasileira está entrando nos trilhos? 22/10/16
OUTRO OLHAR/ GLOBONEWS PAINEL A economia brasileira está entrando nos trilhos?

No ultimo episódio do GLOBONEWS PAINEL,  especialistas debatem se a economia brasileira está entrando nos trilhos.
William Waack recebe Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, Simão Davi Silber, professor da Faculdade de Economia da USP, e o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. ASSISTA ABAIXO
Japão quer lançar carro que voa antes dos Jogos Olímpicos de 2020
O Japão quer impressionar o mundo mostrando que o país é gigante quando o assunto é tecnologia. Diante disso, o país planeja tirar do papel um antigo sonho da humanidade: um carro que voa.
Segundo o site Olhar Digital, a ideia dos engenheiros japoneses é lançar o veículo antes dos Jogos Olímpicos de 2020, que acontecerão em Tóquio. O projeto do automóvel japonês está com o grupo Cart!vator, fundado pelo cientista e pesquisador Tsubasa Nakamura.
A ideia é que o carro seja capaz de andar em ruas pavimentadas, podendo decolar e aterrissar na vertical. Se for concluído, a primeira aparição pública do automóvel acontecerá no Estádio Nacional de Tóquio, na festa de abertura dos Jogos.
Vale ressaltar que várias empresas ao redor do mundo já tentaram realizar o projeto do carro voador, mas sem sucesso.

(Fonte: Notícias ao Minuto)

sábado, 22 de outubro de 2016

AMARGOSA: Prefeitura segue em fase de conclusão da obra de Nova Escola no Distrito de Corta-Mão
A Prefeitura de Amargosa, sob a administração da prefeita Karina Silva, está concluindo a construção da nova  Escola Municipal do Distrito Rural de Corta - Mão. 
A nova escola está sendo construída com recursos do próprio município, o valor do investimento é de R$ 550.000,00.
O prédio escolar irá contar com 6 salas de aula, diretoria,  sala de professores, refeitório (área multiuso) e banheiros.  O projeto tem 494,65 metros quadrados de área construída. 
Segundo a Prefeita Karina Silva, “esta obra é muito importante, pois o número de vagas para alunos do ensino fundamental I e II será ampliado, oportunizando que os alunos estudem na própria comunidade, retardando a necessidade do deslocamento destes para a cidade, em virtude da implantação e fortalecimento de vagas reais no ensino fundamental II ”, afirmou a atual do chefe do executivo municipal. 
A obra esta em fase de conclusão, a  nova escola será inaugurada dentro dos próximos trinta dias.

As matérias que desempatam o Enem
Na competição entre os candidatos do Enem que vão bem em português e matemática, o fiel da balança pode acabar sendo os resultados em educação física, artes, sociologia e filosofia, matérias que aparecem nas provas de ciências humanas e de linguagens. São questões que envolvem conhecimentos específicos, mas principalmente interpretação e bom senso. “Estas matérias não têm o mesmo peso de matemática e português, mas podem fazer toda a diferença na nota final”, explica a professora de filosofia e sociologia Catarina Prates, do Rio de Janeiro.
Como o Enem aposta na interdisciplinaridade e na conexão com temas do cotidiano, as perguntas que envolvem conceitos filosóficos, sociológicos e artísticos podem aparecer em questões que fazem referência a polêmicas nas redes sociais. Nos últimos três exames, assuntos como desigualdade social e racismo foram cobrados a partir da interpretação de memes e posts no Facebook.
Nestas matérias, não basta estudar as apostilas. É preciso ler jornais, estar bem informado, prestar atenção nas aulas e entender a conexão entre os temas e conceitos. “Uma questão de sociologia pode aparecer na prova de geografia e uma de educação física na de matemática. Já aconteceu várias vezes”, alerta Catarina.
A professora aconselha os alunos a aproveitar a reta final até o dia da prova para prestar atenção no noticiário e rever as grandes correntes de pensamento da história da arte, da filosofia e da sociologia. “Isso pode ajudar, inclusive, a fundamentar a redação”.
A seguir, algumas dicas sobre o conteúdo que é cobrado no Enem nas quatro matérias:

Artes
– conhecer e diferenciar o trabalho do renascentista Leonardo da Vinci, do cubista Pablo Picasso e do surrealista Salvador Dali, três artistas citados em todas as provas passadas;
– saber associar obras de arte com o contexto histórico de sua produção;
– caracterizar o modernismo e sua influência no Brasil.

Educação Física
– compreender a prática de esportes como fonte de qualidade de vida;
– saber o que é percentual de gordura e sua importância para a saúde;
– diferenciar conceitos de luta, jogos, brincadeiras e ginástica.

Filosofia
– estudar Platão, Aristóteles e Sócrates, que sempre aparecem nas provas;
– ter boa noção de moral, ética, razão, política e fé;
– associar conceitos filosóficos com a realidade contemporânea.

Sociologia
– entender os conceitos de fato social, política, contrato social, estado de sociedade e ação social;
– conhecer os fundamentos de autores clássicos como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim;
– associar noções de sociologia com a vida política e social.

(Fonte: Veja)

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Operação no Senado expõe lado obscuro da Polícia Legislativa - FOLHA UOL

PF realiza operação no Senado e prende quatro policiais legislativos

A Polícia Federal não prendeu nesta sexta-feira (21) um policial legislativo qualquer. Prendeu o diretor do órgão no Senado Pedro Carvalho, homem de extrema confiança do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Carvalho é também muito próximo do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). Nos bastidores, é apontado como uma espécie de pau-mandado dos senadores.


Um servidor com extremos poderes, designado para agir sempre a favor dos parlamentares e do Senado em qualquer circunstância, mesmo que, para tanto, tenha que atrapalhar investigações externas.


Não é nova a suspeita de atuação de policiais legislativos para obstruir trabalho da Polícia Federal. Em 2006, a Polícia do Senado foi acusada de sabotar a Operação Mão-de-Obra, que desbaratou uma quadrilha que fraudava contratos milionários de terceirização no Senado.


Na época, o Ministério Público Federal protestou contra uma possível intervenção do Senado para retirar documentos na madrugada de 15 de julho daquele ano e, depois, esconder as câmeras de vigilância. Na ocasião, o presidente também era Renan Calheiros.


A operação abafa teria sido comandada pelo mesmo Pedro Carvalho, já diretor à época, e pelo então diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, este um dos alvos daquela ação. As gravações do circuito interno jamais apareceram.


A operação deflagrada nesta sexta, que levou à prisão de Carvalho e de outros três policiais, parece ser tão ou muito mais grave do que o episódio de dez anos atrás.


Segundo a PF, sob ordens do diretor da polícia, um grupo atuou para criar embaraços à investigação contra senadores e ex-senadores. Utilizando-se de equipamentos de inteligência, diz nota da instituição.


A prisão de Carvalho representa um duro golpe para Renan e seus aliados dentro do Senado e ao mesmo tempo pode expor e, quem sabe, mudar de vez um lado obscuro da história da Casa.

(Fonte: FOLHA UOL)
Dinossauro gigante inédito é descoberto na Austrália
Paleontólogos anunciaram a descoberta de fósseis de uma espécie inédita de dinossauro gigante, na Austrália. Os ancestrais do animal teriam chegado da América do Sul e passado pela Antártida, há cerca de 105 milhões de anos.
Batizado de Savannasaurus elliottorum, a espécie de pescoço longo pertencia à família dos saurópodes, a classe de dinossauros que reúne os maiores animais que já viveram na superfície terrestre. Ele era herbívoro e media pelo menos 14 metros.
A descoberta dos restos do animal ocorreu em Queensland, no nordeste da Austrália. Os pesquisadores também identificaram outro fóssil de um saurópode, chamado de Diamantinasaurus matildae. Os resultados das análises foram publicados na revista Scientific Reports.
A equipe de paleontólogos apelidou os dois dinossauros de Wade e Matilda, duas espécies que podem só ter existido na Austrália, conforme os primeiros estudos. A descoberta vai relançar o debate sobre a origem e a data da chegada dos dinossauros no continente.
Alguns especialistas alegam que eles desembarcaram muito antes do período Cretáceo, iniciado há 145 milhões de anos e encerrado há 66 milhões de anos, depois do violento impacto de um meteorito gigante contra a Terra. O fenômeno resultou no desaparecimento de metade dos seres vivos do planeta, entre eles os dinossauros.

Origem sul-americana

O autor principal do estudo, porém, afirma que essa nova descoberta evoca um outro cenário. “Nós sugerimos que os saurópodes descendem de ancestrais sul-americanos”, disse Stephen Poropat, da universidade de Uppsala, na Suécia. Os animais teriam feito um longo caminho terrestre em direção às proximidades da Antártida e seguido até a Austrália.
Durante o Cretáceo, explica o pesquisador, a Antártida era fria demais para permitir a sobrevivência desses enormes herbívoros. Porém, um período de aquecimento ocorreu há cerca de 105 milhões de anos, possibilitando a passagem pelo sul. De acordo com os estudos, o continente gelado era coberto de florestas àquela época.

(Fonte: AFP)

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Moro diz que Eduardo Cunha se vale de 'métodos de intimidação'
O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, destacou no decreto de prisão de Eduardo Cunha que o peemedebista 'é tido por alguns como alguém que se vale, com frequência, de métodos de intimidação'.
Para o magistrado, 'sem a tomada de medidas mais duras, é de se recear que potenciais testemunhas contra o acusado (Cunha) se sintam igualmente intimidadas em revelar a verdade e colaborar com a Justiça'.

A DECISÃO DE MORO

Eduardo Cunha é réu em ação penal da Lava Jato por manter contas secretas na Suíça, abastecidas com US$ 5 milhões de propinas do esquema de corrupção na Petrobrás. Ele sempre negou o recebimento de valores ilícitos.
O peemedebista foi preso nesta quarta-feira, 19, em Brasília. Por volta de 17h05 o ex-deputado chegou à sede da Polícia Federal em Curitiba, base da Lava Jato.
No despacho de 26 páginas em que fundamenta sua decisão, o juiz chamou a atenção para o fato de o lobista Júlio Gerin de Almeida Camargo - delator da Lava Jato e um dos primeiros que revelou a participação de Cunha no esquema de propinas instalado na Petrobrás -, ter afirmado em Juízo que 'ocultou os fatos em seus primeiros depoimentos por medo das consequências'.
Sérgio Moro vê presente o risco à investigação, à instrução do processo 'e de forma mais geral à integridade do processo, o que é causa para a prisão preventiva'.
"Considerando o histórico de conduta e o modus operandi, remanescem riscos de que, em liberdade, possa o acusado Eduardo Cosentino da Cunha, diretamente ou por terceiros, praticar novos atos de obstrução da Justiça, colocando em risco a investigação, a instrução e a própria definição, através do devido processo, de suas eventuais responsabilidades criminais", anota o juiz.

(Fonte: Estadão)

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A vitória simbólica de Ter Stegen (CHUTE NO VÁCUO F.C.)
No jogo mais esperado da fase de grupos da Champions League, Messi desequilibrou, e o Barcelona venceu o Manchester City de Pep Guardiola por 4 x 0. Neymar marcou um golaço e o jovem zagueiro Umtiti teve a sua melhor atuação com a camisa azul-grená. Contudo, um detalhe deve ser destacado: a vitória simbólica de Ter Stegen sobre Claudio Bravo. Nas temporadas anteriores, Luis Enrique adotou um sistema de rodízio entre os dois bons goleiros: Ter Stegen disputava as Copas, e Bravo, o Campeonato Espanhol. Em alguns momentos, essa situação gerou desconforto. Na atual temporada, a diretoria catalã vendeu o arqueiro chileno para os Citizens. Com a falha bisonha de Bravo e a consequente expulsão no jogo supracitado, e também, a atuação segura de Ter Stegen, sinalizam que o Barcelona acertou em optar pelo goleiro alemão. Mas, Bravo tem tudo para progredir qualitativamente no Manchester City.
O Estado Islâmico está usando drones convencionais para realizar ataques
Os drones têm sido uma das principais armas dos Estados Unidos na chamada Guerra ao Terror. No entanto, o Estado Islâmico conseguiu realizar seu próprio ataque com drone. Na semana passada, um veículo aéreo “do tamanho de um aeromodelo” teria explodido depois de ser capturado por forças curdas no Iraque, matando dois combatentes.
“O dispositivo explosivo estava disfarçado como uma bateria” disse um militar ao New York Times. “Havia uma pequena quantidade de explosivos, mas o suficiente para matá-los.”
De acordo com o Times, o Estado Islâmico tem usado drones convencionais para realizar espionagem há algum tempo, mas esse atentado é, provavelmente, um dos primeiros ataques bem sucedidos com explosivos nos equipamentos:
Nos últimos meses, a CIA e a Defense Intelligence Agency completaram uma avaliação sobre o uso de drones pelo Estado Islâmico. E o secretário do exército, Eric Fanning, recentemente designou a um escritório especial que ele havia criado a tarefa de responder às ameaças emergentes e estudar uma forma de pará-los.
Ao contrário do exército americano, que utiliza drones do tamanho de pequenos aviões comerciais que precisam decolar e pousar numa pista, o Estado Islâmico usa drones mais simples e que estão disponíveis no mercado, como o DJI Phantom, que pode ser comprado pela Amazon. O grupo coloca pequenos dispositivos explosivos neles, os transformando em bombas remoto.
As autoridades dizem que drones com explosivos já foram usados pelo menos três vezes no Iraque, desde o ano passado. De acordo com um relatório da Academia Militar dos Estados Unidos obtida pelo Times, o perigo só deve aumentar se os drones começarem a ter maior capacidade de voo e de carga.
“O número e a sofisticação dos drones utilizados também deve aumentar o escopo e gravidade da ameaça”, conclui o relatório.


(Fonte: The New York Times)
Eduardo Cunha é preso pela Lava Jato em Brasília
O
ex-deputado Eduardo Cunha foi preso em Brasília pela Polícia Federal nesta quarta-feira (19) e sua casa na Barra da Tijuca, na zona sul do Rio, foi alvo de operação de busca e apreensão.
A prisão e a busca foram autorizadas pelo juiz federal Sergio Moro nesta terça-feira (18), que passou a tratar do caso do ex-parlamentar depois que ele perdeu o foro privilegiado com a cassação de seu mandato.
Moro pediu a prisão do ex-deputado afirmando que sua liberdade representava risco à instrução do processo, à ordem pública, como também a possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior, além da dupla nacionalidade (Cunha é italiano e brasileiro), afirma em nota a Justiça Federal do Paraná.

"Entre Aspas"- Economistas discutem a  PEC 241
Outro Olhar PEC 241 supera primeira batalha na Câmara
PEC 241 supera primeira batalha na Câmara, mas tem longo caminho pela frente
Proposta congela despesas do governo e só permite a reposição da inflação de um ano para o outro. Prioridade da gestão de Michel Temer (PMDB), a PEC 241 é duramente criticada por provocar um abalo no financiamento da saúde eda educação públicas, áreas que atualmente já precisariam de investimento extra.
Assista na ÍNTEGRA ABAIXO
Conteúdo Globo News

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Casa onde Hitler nasceu será demolida para evitar neonazistas
A casa de três andares em Braunau am Inn, na Áustria, é alugada pelo governo austríaco desde 1972 e a proprietária se recusava a vender o prédio

A casa onde Adolf Hitler nasceu, no município de Braunau am Inn, na Áustria, será demolida para evitar a atração de neonazistas como ponto de adoração. O futuro do antigo prédio foi amplamente discutido, mas o ministro do Interior, Wolfgang Sobotka, afirmou que um comitê de especialistas decidiu pela demolição, informou o jornal austríaco Die Presse.
“As fundações podem permanecer, mas um novo prédio será construído no local”, explicou Sobotka. “Será usado por uma instituição de caridade ou pelas autoridades locais”, acrescentou. A propriedade é motivo de uma longa briga judicial entre a dona, Gerlinde Pommer, e o governo austríaco, que aluga o imóvel desde 1972 para evitar o uso indevido do local – o aluguel rende 4.800 euros (cerca de 16.800 reais) mensais à proprietária.
Aposentada, Pommer se recusou diversas vezes a vender a construção de três andares para o governo. O local costumava ser usado pelas autoridades como um centro para pessoas com deficiência, porém, ficou inviabilizado há cinco anos por falta de manutenção. A proprietária se recusa a permitir reformas e, por isso, o governo desistiu de ocupar o imóvel.
De acordo com um porta-voz do Ministério do Interior, a emenda que obriga a demolição do edifício ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento. “Mas agora há uma perspectiva clara sobre o futuro do prédio”, afirmou Karl-Heinz Grundboeck. O tema é motivo de debate entre os 17.000 residentes da cidade, já que alguns defendem que a casa deveria ser transformada em um centro para refugiados ou em um museu sobre a libertação da Áustria após o nazismo.
Hitler nasceu em quarto alugado no piso superior da casa em Braunau am Inn, próxima à fronteira entre a Alemanha e Áustria, em 20 de abril de 1889. Durante o comando nazista, o local foi transformado em um “santuário” para Hitler e a cidade atraía milhares de turistas. Apesar de esforços das autoridades para impedir a atração de neonazistas, moradores afirmaram que o local ainda recebe adoradores do Hitler vindos de toda parte da Europa.

(Fonte: Veja)

CURTA!