quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PEC do teto de gastos é aprovada em 1º turno. Saiba como votou cada senador

De G1, em Brasília

Texto-base foi aprovado 61 votos a 14; eram necessários pelo menos 49.Proposta estabelece limite para despesa pública pelos próximos 20 anos.


Saiba abaixo como votou cada senador no primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A lista foi divulgada no site do Senado.
Por se tratar de uma proposta de mudança na Constituição, a proposta, para ir a segundo turno, precisava ser aprovada por pelo menos três quintos dos parlamentares (49 dos 81) e recebeu 61 votos (14 senadores foram contra).
Concluída a análise em primeiro turno, a PEC deverá ser analisada em segundo turno no próximo dia 13 de dezembro – no qual também precisará do apoio de, ao menos, 49 senadores.
VOTARAM A FAVOR DA PROPOSTA:
PMDB (16)
Dário Berger (SC)
Edison Lobão (MA)
Eduardo Braga (AM)
Eunício Oliveira (CE)
Garibadi Alves Filho (RN)
Hélio José (DF)
Jader Barbalho (PA)
João Alberto (MA)
José Maranhão (PB)
Marta Suplicy (SP)
Raimundo Lira (PB)
Romero Jucá (RR)
Rose de Freitas (ES)
Simone Tebet (MS)
Valdir Raupp (RO)
Waldemir Moka (MS)
PSDB (12)
Aécio Neves (MG)
Aloysio Nunes (SP)
Antonio Anastasia (MG)
Ataídes Oliveira (TO)
Dalírio Beber (SC)
Deca (PB)
Flexa Ribeiro (PA)
José Anibal (SP)
Paulo Bauer (SC)
Pinto Itamaraty (MA)
Ricardo Ferraço (ES)
Tasso Jereissati (CE)
PP (7)
Ana Amélia (RS)
Benedito de Lira (AL)
Ciro Nogueira (PI)
Gladson Cameli (AC)
Ivo Cassol (RO)
Roberto Muniz (BA)
Wilder Morais (GO)
PSD (4)
José Medeiros (MT)
Omar Aziz (AM)
Otto Alencar (BA)
Sérgio Petecão (AC)
PR (4)
Cidinho Santos (MT)
Magno Malta (ES)
Vicentinho Alves (TO)
Wellington Fagundes (MT)
DEM (3)
Davi Alcolumbre (AP)
José Agripino Maia (RN)
Ronaldo Caiado (GO)
PSB (3)
Antônio Carlos Valadares (SE)
Fernando Coelho (PE)
Lúcia Vânia (GO)
PTB (3)
Armando Monteiro (PE)
Elmano Férrer (PI)
Zezé Perrella (MG)
PSC (2)
Eduardo Amorim (SE)
Pedro Chaves (MS)
PDT (2)
Lasier Martins (RS)
Pastor Valadares (RO)
PV
Álvaro Dias (PR)
PRB
Marcello Crivella (RJ)
PPS
Cristovam Buarque (DF)
PTC
Fernando Collor (AL)
Sem partido
Reguffe (DF)

VOTARAM CONTRA A PROPOSTA:
PMDB
Kátia Abreu (TO)
PT (9)
Ângela Portela (RR)
Fátima Bezerra (RN)
Gleisi Hoffmann (PR)
Humberto Costa (PE)
José Pimentel (CE)
Lindbergh Farias (RJ)
Paulo Paim (RS)
Paulo Rocha (PA)
Regina Sousa (PI)
PSB (2)
João Capiberibe (SE)
Lídice da Mata (BA)
Rede
Randolfe Rodrigues (AP)
PC do B
Vanessa Grazziotin (AM)
Destaque
Em seguida, na votação de um destaque (sugestão de alteração) ao texto, que pretendia retirar investimentos em saúde e educação do limite de gastos, o senador Dário Berger (PMDB-SC) votou diferentemente dos colegas de bancada.

Ele se posicionou favoravelmente à modificação ao texto. Telmário Mota (PDT-RR), que não havia votado na análise do texto-base, e Reguffe (sem partido-DF) também foram favoráveis ao destaque. No entanto, a tentativa de mudança foi derrubada por 55 votos a 17.

Erro no cálculo de combustível pode ter causado queda de avião

A falta de combustível, causada por um erro de cálculo do piloto, pode ter motivado a queda da aeronave LaMia, que transportava a delegação do Chapecoense e caiu, a cerca de 17 quilômetros do aeroporto de Medellín, na Colômbia, onde pousaria. O avião decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ao todo, 71 pessoas morreram e seis conseguiram sobreviver.
A hipótese começa a ganhar força entre os especialistas. As duas caixas-pretas já foram localizadas e devem ajudar a esclarecer as causas do acidente. Segundo matéria da TV Globo, em uma delas está gravada a conversa do piloto com a torre de controle do aeroporto, nos últimos trinta minutos antes da queda, e na outra estão registrados todos os comandos do voo.
Embora as autoridades colombianas estejam cautelosas e não queiram divulgar qualquer especulação sobre as causas do acidente, o que se sabe é que, entre as cidades de La Ceja e La Unión, o piloto declarou situação de emergência.
O aviso de emergência significa que o avião passava por dificuldades, mas não que estivesse necessariamente em situação desesperadora. Uma outra aeronave, um Airbus A320, também estava em emergência e com vazamento de combustível. Teve, então, prioridade para pousar.
Segundo testemunhas, o avião da LaMia teria dado duas voltas, procedimento normal antes do pouso, e só depois relatou para a torre que estava com pane elétrica. Se isto era verdade ou se o avião já estava com falta de combustível, apenas as caixas pretas poderão esclarecer.
De acordo com a revista Época, o site especializado FlightRadar24 informou que a aeronave percorreu 2.975 quilômetros antes de desaparecer. É uma distância maior que a autonomia desse tipo de avião: 2.964 quilômetros (um valor de referência sujeito, sempre, às condições de voo).
O piloto Miguel Queiroga, que morreu no desastre, era o dono da companhia LaMia e, segundo o diretor da empresa, era bastante experiente. As autoridades bolivianas ainda informaram que a manutenção e a documentação da aeronave estavam em dia.

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Durante a madrugada, deputados modificam pacote anticorrupção

BRASÍLIA - Em uma votação que varou a madrugada desta quarta-feira, 30, o plenário da Câmara aprovou uma série de mudanças no pacote de medidas contra corrupção proposto pelo Ministério Público Federal. Para o relator do projeto, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o pacote foi completamente desconfigurado.
Confira abaixo reportagem do Bom Dia Brasil

Em nota, força-tarefa da Lava Jato manifesta repúdio à Lei do Terror contra juízes e Ministério Público  CLICK AQUI e Confira a íntegra

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Brasília: Manifestantes ateiam fogo, capotam carros e depredam Ministérios

Na tarde desta terça-feira (29), cerca de 10 mil manifestantes ateiam fogo, capotaram carros e tentam empurrar veículo contra tropa de choque no Congresso Nacional. A manifestação é motivada contra a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Teto de Gastos que iniciará a votação em 1º turno esta semana no Senado.
Segundo informações do ESTADÃO, os manifestantes viraram dois carros que estavam estacionados em frente ao edifício. Um dos veículos é da Record TV e o outro pertence à família de um policial legislativo que trabalha na Câmara. Os carros tiveram vidros quebrados e partes externas danificadas. Segundo a Polícia Militar, três pessoas foram detidas por estarem portando soqueiras. O movimento começou por volta das 16h. Participam do ato estudantes, representantes de centrais sindicais, de movimentos de trabalhadores sem-terra e de organizações ligadas às universidades federais. Ministérios foram depredados.
assista abaixo imagens de depredação do MEC

A maior tragédia do futebol brasileiro (CHUTE NO VÁCUO F.C.)

Os brasileiros foram surpreendidos com o acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense. Até o momento, 71 mortes confirmadas e apenas 6 sobreviventes. Uma tragédia que rasgou o coração dos amantes e não-amantes do futebol. O jovem e simpático time da Chapecoense cativou a torcida brasileira com a conquista da vaga na final da Sul-Americana. No trajeto até a final, o Chape bateu o Independiente (maior campeão da Libertadores com 7 taças) e o tradicional “time do Papa”, San Lorenzo. Indubitavelmente, o “Verdão do Oeste” vivia a melhor fase de sua história. É inconteste que o futebol brasileiro não será mais o mesmo depois desta tragédia. Força Chapecoense...

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

10 hábitos diários que sabotam seu sucesso e sua produtividade


Presidente da TalentSmart, empresa líder no mundo em treinamento e elaboração de testes de inteligência emocional, e escritor de livros sobre o assunto, Travis Bradberry deu dicas de como  uma pessoa pode se tornar mais produtiva em suas rotinas.  Os maus hábitos, disse ele à revista Enterpreneur, são "traiçoeiros" e causam danos que você nem percebe. Veja as 10 ações rotineiras que você deve parar de fazer.

1. USAR O CELULAR OU COMPUTADOR NA CAMA


As luzes do Sol estão intimamente ligadas ao funcionamento do nosso corpo. A luz matinal, com grande concentração de luz azul, diminui a produção dos hormônios ligados ao sono, nos deixando mais acordados e dispostos. À noite, sem essas luzes, vamos ficando mais sonolentos, até conseguirmos dormir. Acontece que os aparelhos como celulares e notebooks também emitem essa luz azul, impedindo a produção hormonal. Como estamos sempre muito próximos dessas tecnologias, elas acabam afetando a qualidade do nosso sono. Por isso, a dica é evitar os aparelhos após o jantar - televisão está liberdada, desde que a uma confortável distância.

2. NAVEGAR IMPULSIVAMENTE NA INTERNET

Para uma pessoa ficar totalmente focada numa atividade, ela requer cerca de 15 minutos ininterruptos. É o ponto alto da produtividade. Para os que sempre estão ligados nas redes sociais ou em outros sites que ficam na aba aberta em seu navegador, a cada vez em que a atenção é desviada, esse reloginho é reiniciado. Importante ficar com o computador aberto só no que precisa ser feito e com as mãos distantes dos celulares.

3. FICAR CHECANDO CELULAR

É uma das coisas que mais tira o foco das atividades diárias - aquela olhadinha no WhatsApp. Quando você se "compromete" em conversar com seu chefe, por exemplo, concentre toda a sua energia naquilo. Esqueça o aparelho celular, que pode tirar sua atenção principalmente quando você está batendo papo com alguém, tendo que pensar sobre o que estão conversando, formular frases que preveem uma resposta, além de esperar pela mensagem seguinte. 

4. ATIVAR NOTIFICAÇÕES DE E-MAIL/APLICATIVOS

As notificações de e-mail, mensagens e notícias são um pesadelo para a produtividade. Estudos mostram que cada vez que um alerta surge na tela do seu computador ou celular, tudo que você estava fazendo sai do foco. É melhor deixá-los silenciados e especificar determinados horários para checar todos eles. 

5. USAR O "NÃO"

Na Universidade da Califórnia, uma pesquisa mostra que quanto mais dificuldade uma pessoa tem em dizer "não" a outra, mais ela fica estressada. Dizer "não" demanda um maior autocontrole e não deve ser encarado com medo. Dizer "não" (e não "talvez", "acho que não") a um novo compromisso honra os seus compromissos já firmados e dá a oportunidade de você cumpri-lo de uma forma melhor.

6. PENSAR EM PESSOAS QUE FAZEM MAL

Todo mundo tem um desafeto, uma pessoa que não gosta. Pensar nessas pessoas, mesmo que de vez em quando, demanda uma energia negativa muito grande, causando mal estar. O melhor é, quando pensar nessas pessoas, desviar o pensamento para quem você ama e se preocupa verdadeiramente, agradecendo por ela estar na sua vida.  

7. FAZER MAIS DE UMA COISA EM REUNIÕES

Reunião é coisa séria. Devem ser realizadas para tomada de decisões ou resoluções de problemas. Por isso, é preciso se dedicar à ela exclusivamente, e não combiná-la com outras atividades. Você ser "multitarefa" em uma reunião faz com que você se "machuque", pensando que o que você faz é mais importante do que qualquer outra coisa e outras pessoas.

8. FOFOCA


Para você fofocar sobre a vida de alguém, você tem que estar preocupado com a vida dela. E isso também muda o foco das suas atenções diariamente. Ao invés de falar com outros sobre detalhes pessoais do outro, que tal olhar para pessoas que te dão sentimento positivo e que podem ensinar a melhorar a produtividade?

9. AGIR SÓ QUANDO TEM CERTEZA DO SUCESSO

Um exemplo: a maioria dos grandes escritores gastam incontáveis horas tendo ideias sobre personagens e histórias, escrevendo várias páginas sem saber se elas vão entrar no livro. Eles fazem isso porque sabem que boas ideias demandam tempo para serem desenvolvidas. Ao sabermos que nossas ideias não são perfeitas, tendemos a não querer começá-las. Mas é fato: só se produz coisa boa após tentativas, em qualquer área. 

10. SE COMPARAR COM OUTRAS PESSOAS

Quando sua satisfação pessoal depende da comparação com outros, isso quer dizer que você não é mais dono de sua felicidade. Se você se sentir bom por algo que você fez, não deixe que outros te tirem isso. Não importa o que outras pessoas pensam ou façam, sua autoestima vem de dentro.
(Fonte: ESTADÃO)

A Lava Jato chega ao PSDB

Depoimentos mostram como o dinheiro da Odebrecht bancou a campanha de Serra em 2010

As delações da Odebrecht atingiram em cheio o PSDB. Em reportagem na edição desta semana, já nas bancas, VEJA revela como despesas da campanha de José Serra à Presidência em 2010, como o jatinho que ele usou para viajar pelo país, foram bancadas com dinheiro sujo da Odebrecht.
Os recursos foram depositados na Suíça em contas pessoais de um aliado do tucano, o ex-banqueiro Ronaldo Cezar Coelho. O texto também põe fim a um mistério: três fontes confirmaram à revista que o codinome “santo” que aparece em planilhas da empreiteira refere-se ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) — nenhum deles, no entanto, disse ter negociado diretamente com o paulista.
(Fonte: VEJA)

domingo, 27 de novembro de 2016

Plutão pode ter um oceano congelado sob sua superfície

Debaixo da superfície de Plutão pode haver um oceano congelado. Os indícios foram encontrados na Sputnik Planitia, uma enorme bacia no planeta de vários quilômetros de área com formato de coração, com base em fotografias tiradas pela sonda New Horizons, da Agência Espacial Norte-americana, a Nasa, em 2015. A informação é da Agência Ansa.
A notícia foi divulgada em artigos publicados pela revista científica "Nature" das universidades norte-americanas do Arizona e da Califórnia. De acordo com a publicação, sob a superfície de Plutão pode haver um oceano feito de gelo e de água em uma consistência viscosa.
Segundo as pesquisas e os estudos feitos a partir das imagens, esse oceano pode ter ajudado a modelar e mudar a estrutura do pequeno planeta, criando tensão na sua crosta e algumas rachaduras na superfície. Além disso, os especialistas também disseram que a imensa massa de água congelada pode ter sido responsável pela reorientação do planeta e que poderá ter essa função mais uma vez no futuro. A Sputnik Planitia também teria se deslocado com o tempo, como consequência das variações no acúmulo de gelo na sua bacia.
Essas mudanças ocorreram também, em parte, pelas marés geradas pela lua Carante, a mais próxima de Plutão.

(Fonte: Agência Brasil)

sábado, 26 de novembro de 2016

Jovens não conseguem distiguir entre verdade e mentira nas redes sociais, revela pesquisa da Universidade de Stanford


Pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, na Califórnia, constata que jovens não conseguem distinguir entre verdade ou mentira nas redes sociais.
 O tema foi discutido, quinta-feira (24), no JORNAL DA CULTURA, assista AQUI 

O site Tudo Celular repercutio a pesquisa em análise abaixo.
Preocupante: mais de 80% dos jovens não sabe diferenciar notícias falsas e autênticas
A disseminação de notícias falsas na internet é um problema grave que ganhou destaque nas últimas semanas depois que o Facebook foi acusado de influenciar na vitória de Donald Trump na corrida presidencial dos Estados Unidos. 
Para entender quão grave é a questão, pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, realizaram um estudo com 7.804 estudantes de 11 a 18 anos para verificar se eles sabem diferenciar “conteúdo patrocinado” de notícias confiáveis. E o resultado não é nada animador.

Combate à desinformação

Inicialmente, Mark Zuckerberg defendeu que 99% do conteúdo noticioso compartilhado no Facebook é autêntico. Posteriormente, no entanto, foi anunciado que tanto a rede social quanto o Google começariam a combater a disseminação de notícias falsas na rede.
Esta semana, uma notícia no site BuzzFeed Brasil mostrou que notícias falsas sobre a Lava Jato postadas no Facebook ganham muito mais interações do que as notícias verdadeiras.“De maneira geral, o desempenho das informações falsas no Facebook é muito superior ao das reportagens reais”, conclui a reportagem.
Uma semana depois de declarar que o conteúdo autêntico superava as notícias falsas em sua rede social, Mark Zuckerberg publicou parte de seu plano para tentar diminuir o problema da disseminação de informações falsas no Facebook.
Os pesquisadores detectaram que 82% dos estudantes não souberam diferenciar os conteúdos noticiosos dos não-factuais. Muitos deles, ainda, julgaram a credibilidade de tweets na quantidade de detalhes que continham ou se havia uma foto grande ilustrando a postagem, em vez de verificar a fonte. 

Nossos “nativos digitais” podem ser capazes de lidar muito bem com o Facebook ou o Twitter, enquanto sobem a última selfie para o Instagram e enviam mensagem a um amigo. Mas quando se trata de avaliar as informações contidas nos canais de mídia social, eles são facilmente enganados.
O estudo detectou, por exemplo, que mais de dois a cada três estudantes não viram motivos para desconfiar de um texto escrito por um executivo de banco sobre como jovens adultos precisam de ajuda no planejamento financeiro.
Já cerca de quatro em cada dez estudantes do Ensino Médio acreditaram, por causa de uma manchete, que a foto de margaridas deformadas era a prova de que havia contaminação nas proximidades da usina nuclear de Fukushima, mesmo sem nenhuma informação sobre a fonte da imagem.
Fonte: Pesquisa Universidade de Stanford

Fidel Castro morre aos 90 anos

Fidel governou Cuba por 49 anos e dividiu opiniões

Durante a gestão, ele promoveu a reforma agrária, nacionalizou empresas e fuzilou opositores.


Click e veja vídeos da trajetória do ex-presidente cubano

Leia texto de VEJA: O homem que um dia disse que seria “absolvido” pela história morreu neste sábado (26) à 1h29 (hora de Brasília), como uma das figuras mais emblemáticas do último século. Responsável pela morte de milhares de pessoas em julgamentos sumários, pela fuga de milhões para o exterior e pela penúria dos que permaneceram no país, Fidel Castro saiu da linha de frente da política cubana ao transferir a presidência para o irmão, Raúl, em 2006. Mas permaneceu assombrando o povo e preservando sua tenebrosa herança.
A saída de Fidel não significou uma abertura do país para a economia de mercado. Pelo contrário, a ilha seguiu emperrada, e melhorar de vida continuou a ser um ato tão subversivo quanto dar uma opinião sobre a política nacional. Se internamente as dificuldades não dão trégua, um sopro de esperança veio do inimigo externo, os Estados Unidos, que decidiu reatar relações diplomáticas com a ilha no apagar das luzes de 2014. Raúl, no entanto, fez questão de dizer que a aproximação não significará ‘tirar Cuba do rumo’, provando que Obama pode tentar a sua parte, mas alterações significativas dependem da saída de cena dos ditadores.
Cultuado por partidos de esquerda latino-americanos, Fidel passava a maior parte de seu tempo livre em uma ilha paradisíaca ao sul de Cuba, onde levava um estilo de vida nababesco, em contraste com a miséria da população. Morreu em Havana, aos 90 anos. Como ocorre em todos os regimes ditatoriais, detalhes sobre a vida pessoal e principalmente a saúde do chefe de Estado sempre foram mantidos em sigilo. Fotos esporádicas invariavelmente o mostravam decrépito, vestindo um agasalho Adidas. Em fevereiro de 2014, a agência de notícias Associated Press eliminou de seus arquivos imagens alteradas digitalmente para esconder um aparelho auditivo. No mês anterior, o ditador havia comparecido à inauguração de um centro cultural em Havana. O registro de sua passagem pelo local mostraram o gerontocrata caminhando com ajuda, curvado e com uma aparência fragilizada.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Obras do Complexo Polícia são iniciadas em Amargosa

Prefeita Karina Silva emite nota a respeito do inicio das Obras do Complexo Polícia em Amargosa. Na oportunidade a líder municipal destaca  todo empenho e luta para a conquista deste importante equipamento de segurança pública para Amargosa e região. leia a nota na íntegra abaixo.

Obras do Complexo Polícia são iniciadas em Amargosa.

A construção do Complexo Policial teve início nesta última terça-feira, (22). A representante da empresa SISCOBRAS, Kelly Karine e engenheira responsável pelas obras, esteve com a Prefeita Karina Silva, o Secretário de Administração Marinaldo Cardoso e o Superintendente de Infraestrutura, Clementino Lozado, onde solicitou o apoio da Prefeitura para o início das obras do Complexo Policial do município de Amargosa. O projeto prevê a construção de dois módulos que abrigará as polícias civil e militar. Vale ressaltar que esta é uma reivindicação muito antiga do povo de Amargosa e que a Prefeita Karina Silva fez questão de solicitar desde o início da sua gestão ao então governador Jaques Wagner, conforme demostra o Ofício n° 344, de 27 de setembro de 2013. Posteriormente, após o triste episódio de violência q aconteceu no município em 2014, a promessa de celeridade do referido equipamento voltou à tona, desta vez por parte do Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa. Vários ofícios com este mesmo pleito foram reiterados ao ex-governador e ao atual governador da Bahia.
Vale considerar o empenho da Câmara Municipal, no que tange a votação de projeto de lei encaminhado pelo executivo para a doação do terreno. A referida doação tem amparo através da Lei Municipal n°380/2013. Finalmente, e após tantas solicitações, Amargosa contará com um Complexo Policial.

Geddel Vieira Lima deixa o governo



Ele é o sexto ministro de Temer a sair do cargo. Marcelo Calero pediu demissão da Cultura e acusou Geddel de tráfico de influência.

M1TO, do Panteão para o banco de reservas (CHUTE NO VÁCUO F.C.)

A torcida do São Paulo foi surpreendida com a confirmação de Rogério Ceni como técnico na próxima temporada. O fato é que Rogério já tinha sinalizado essa possibilidade, haja vista a realização do curso de técnico pela Federação Inglesa e o intercâmbio na Europa com outros técnicos, entre eles, Pep Guardiola, Jürgen Klopp e Jorge Sampaoli. Rogério Ceni partirá do Panteão de Ídolos do Tricolor Paulista para o banco de reservas; sairá do posto de intocável ao cargo de grande inconstância no futebol brasileiro. Inegavelmente, Ceni tem os pré-requisitos básicos para ser técnico: liderança, experiência, competência e espírito vencedor. Ademais, a identificação de Rogério com o São Paulo, será um fator positivo para angariar o apoio da torcida. Aguardemos o início do trabalho de Rogério Ceni para realizar uma análise mais precisa dos fatos.

Formigas agricultoras plantam café nas florestas tropicais

Pesquisadores alemães descobriram nas ilhas Fiji uma espécie de formiga que semeia, aduba, colhe plantas e as usa como casa. Assim como os seres humanos, ela possui um instinto agrícola – há milhões de anos.

As formigas da espécie tropical Phildris nagasau, nativas das ilhas Fiji, no Pacífico, fazem algo que se acreditava só os seres humanos fossem capazes: elas cultivam pés de café na casca de outras árvores, a fim de colher o néctar com que se alimentam. Mais tarde, utilizam como moradia as estruturas bulbosas na copa da floresta.
"Essa é a primeira formiga que planta suas futuras habitações”, observa a botânica Susanne Renner, da Universidade Ludwig-Maximilian (LMU), de Munique. Durante semanas, os insetos fertilizam as plântulas, sem tirar nenhum benefício direto. Só após três a cinco meses é que podem se mudar para a jovem planta de café.
"É como um agricultor que cultiva sua safra”, compara Renner, em entrevista à DW. Em conjunto com seu doutorando Guillaume Chomicki, ela desenvolveu a pesquisa sobre a espécie "agricultora" nas regiões insulanas tropicais de Fiji e Bornéu, as quais abrigam numerosas espécies de formigas.
Para estudar os insetos, Chomicki subia no topo das árvores com a ajuda de cordas, ficando pendurado durante horas para observar e realizar experimentos. Uma meta era descobrir se o planejamento de longo prazo na Phildris nagasau é fruto de inteligência.
"Até onde se sabe, esse comportamento é todo inato. A formiga precisa saber que sementes plantar", revela Renner. Para testar, ofereceu-lhes outras sementes e grãos de cereais. No entanto, elas só aceitavam as das espécies que mais tarde pudessem utilizar como moradia.

Três milhões de anos de cooperação

Para garantir o sucesso do plantio de suas casas, as formigas vigiam as plantinhas em regime de turnos, e as adubam com excrementos e urina. Além disso, não plantam as sementes na casca de qualquer árvore, só nas apropriadas à futura habitação.
Desse modo, as plantas de café vão parar na copa de determinados gigantes tropicais, ficando, assim, mas próximas da luz. Quase como num gesto de gratidão, as plantas desenvolvem câmaras ocas, onde a formiga-rainha reside e são criadas suas larvas.
A dupla de pesquisadores de Munique constatou que as formigas plantam seis diferentes espécies de cafeeiros. Também espantoso é a espécie Phildris nagasau e essas espécies terem exatamente a mesma idade, 3 milhões de anos.
"Isso é realmente incrível: essa espécie de formiga cultivou seis diferentes espécies vegetais", admira a botânica alemã. Hoje, a proliferação desses tipos de café específicos é inteiramente dependente da ação dos insetos.

Descoberta acidental

Segundo Renner e Chomicki, o comportamento das formigas das ilhas Fiji é, no máximo, comparável ao de outros insetos sociais, como abelhas ou cupins, pois exige cooperação.
A simbiose entre formigas e outros animais ou plantas não é novidade. Algumas vivem em determinadas plantas, defendendo-as contra os inimigos naturais. As saúvas da América do Sul cultivam fungos nutritivos em seus ninhos subterrâneos, usando como substrato as folhas que coletam.
Outras se alimentam das secreções doces de certas lagartas, em troca de proteção. Também na Europa existem formigas "pecuaristas", que defendem os pulgões contra o ataque das joaninhas, igualmente se alimentando das secreções que "ordenham".
A diferença em relação à espécie de Fiji é que estas cultivam plantas ativamente. Essa revelação tornou ainda mais valiosas as horas passadas nas copas das árvores tropicais: originalmente, os pesquisadores da LMU pretendiam estudar a evolução da interação entre formigas e vegetais. "Mas que a cooperação fosse tão específica assim, foi antes uma descoberta acidental", revela Susanne Renner.

(Fonte: DW)

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

VEJA Confirma: Ex-ministro da Cultura gravou Temer, Geddel e Eliseu Padilha

Conversas foram entregues por Marcelo Calero à Polícia Federal. Nas gravações, Temer e ministros tentam liberar obra de interesse de Geddel em Salvador.

Depois de acusar a cúpula do governo de tentar pressioná-lo a liberar uma obra de interesse pessoal do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero entregou à Polícia Federal gravações das conversas que teve sobre o assunto com o presidente Michel Temer, com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o próprio Geddel. Em depoimento à PF, o ex-ministro narrou detalhes de como Temer e seus dois principais ministros teriam tentado forçá-lo a liberar a construção de um prédio residencial em uma região tombada pelo patrimônio histórico em Salvador. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, subordinado a Calero, havia embargado a obra.
Além de gravar Temer e seus dois ministros de confiança, o ex-ministro da Cultura registrou as conversas que teve com dois auxiliares do presidente. O próprio Palácio do Planalto obteve a confirmação da existência dos áudios. “As gravações não são de boa qualidade, porque foram feitas com um aparelho que aparentemente estava no bolso do Calero”, disse um ministro palaciano a VEJA.

Marcelo Calero detalha pressão sofrida para encontrar solução para o caso Geddel

Poema de Anne Frank é vendido por 140 mil euros

Manuscrito raro vai a leilão na Holanda e supera estimativa de venda. Autora do célebre diário escreveu o poema de oito linhas para uma amiga em 1942, meses antes de se esconder das tropas nazistas em Amsterdã.

Um raro poema escrito à mão por Anne Frank foi vendido por 140 mil euros (cerca de 500 mil reais) num leilão realizado nesta quarta-feira (23/11) na cidade de Haarlem, na Holanda.
A casa de leilões Bubb Kuyper, especializada em livros, manuscritos, mapas e ilustrações, havia avaliado a venda entre 30 mil e 50 mil euros, muito abaixo do que acabou sendo arrematado.
"Estou agradavelmente surpreso", afirmou Thijs Blankevoort, codiretor da casa de leilões, à agência AFP. Ao jornal holandês De Volkskrant, ele disse que as obras literárias de Anne Frank são poucas e que, desde a morte da jovem, apenas "quatro ou cinco" manuscritos foram vendidos.
De acordo com Blankevoort, a garota judia escreveu o poema aos 12 anos de idade, no dia 28 de março de 1942, poucos meses antes de ela e sua família terem de se esconder das tropas alemãs nazistas que ocuparam Amsterdã. O manuscrito foi feito no álbum de poesias de uma amiga.
Com oito linhas, o poema foi dedicado a "Cri-Cri". Esse era o apelido de Christiane van Maarsen, que morreu em 2006 e era irmã mais velha de Jacqueline, melhor amiga de Anne Frank.
"Minha irmã arrancou essa página de seu álbum e me deu por volta de 1970. Eu sei que minha irmã não era tão apegada ao poema que Anne escreveu para ela tanto quanto eu sou ao poema que Anne escreveu para mim", contou Jacqueline van Maarsen em nota publicada no site da Bubb Kuyper.
As primeiras quatro linhas do poema provêm de uma revista de 1938. Para os quatro versos restantes não foram identificadas fontes. "Provavelmente foram escritos pela própria Anne Frank", afirmou o codiretor da casa de leilões. O manuscrito é assinado com a frase "em lembrança de Anne Frank".
A jovem e sua família, composta ainda pelo pai, Otto, a mãe, Edith, e a irmã, Margot, emigraram da Alemanha para a Holanda em 1934. A partir de julho de 1942, eles passaram a se esconder dos nazistas num compartimento secreto de um prédio em Amsterdã, onde ela escreveu o famoso diário. Dois anos mais tarde, foram denunciados e deportados para campos de concentração nazistas.
Anne Frank morreu de tifo no campo de Bergen-Belsen no início de 1945, aos 15 anos de idade. Da família, Otto foi o único sobrevivente. Logo depois do fim da guerra, ele recebeu todos os escritos da filha, que incluíam o diário de capa dura propriamente dito, um caderno e diversas folhas soltas. O diário foi lançado pela primeira vez na Europa em 1950, poucos anos depois do fim da guerra.

(Fonte: DW)

Prefeitura de Amargosa recebe o Certificado do Selo UNICEF

A prefeita de Amargosa, Karina Silva, e o vice-prefeito, Cesar Mercês receberão no próximo dia 9 de dezembro, em Salvador, o certificado do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marilúcia Moreira Santos, que atuou na articulação entre o CMDCA e as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do município também estará presente à solenidade de entrega do Certificado.
O trabalho desenvolvido pelos órgãos da área de assistência à criança e ao adolescente em AMARGOSA, cumpriram fielmente as exigências do UNICEF, inclusive no que diz respeito à criação do Núcleo Cidadania dos Adolescentes – NUCA, e à realização de dois Fóruns Comunitários Selo UNICEF, responsáveis por definições fundamentais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e para a garantia dos seus direitos.
O trabalho da prefeitura de Amargosa foi avaliado a partir de três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, obtendo aprovação nos três aspectos.
O SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO tem reconhecimento internacional e certifica a qualidade e a eficiência do trabalho realizado pela prefeitura em atenção à garantia dos direitos da infância.
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, é órgão da Organização das Nações Unidas e tem como finalidade a promoção da defesa dos direitos das crianças, em consonância com a Convenção dos Direitos da Criança e atua para que esses direitos sejam assegurados como princípios éticos permanentes e universais. 
O UNICEF está sediado em Nova Iorque, e tem atuação em todo o mundo. No Brasil as suas iniciativas visam a promoção da melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes no semiárido e na Amazônia, áreas que concentram significativo número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. O trabalho da UNICEF em nosso país contribui, de forma determinante, para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com a redução das disparidades regionais e a universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
 Fonte: Karina Silva, Fanpage

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Estudo questiona: sair do Facebook deixa as pessoas mais felizes?

Se você quer ser mais feliz, pode estar na hora de tirar umas férias do Facebook.
É o que sugere uma pesquisa realizada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca.
"A maioria das pessoas usa o Facebook diariamente, mas poucos estão conscientes das consequências. Esse estudo fornece provas causais de que o uso do Facebook afeta negativamente o nosso bem-estar", resumiu o pesquisador Morten Tromholt em sua tese de mestrado.
A constatação é resultado de um experimento conduzido por Tromholt com 1.095 participantes dinamarqueses no fim de 2015.
Metade do grupo, selecionada aleatoriamente, foi orientada a ficar fora do Facebook durante uma semana.

A consequência?

Essas pessoas apresentaram níveis mais altos de satisfação com a vida e de emoções positivas do que os integrantes do grupo que continuou usando a rede social.
"Comparando o grupo de tratamento (participantes que ficaram fora do Facebook) com o grupo de controle (aqueles que continuaram usando a rede social), foi constatado que tirar uma folga do Facebook tem efeitos positivos em dois aspectos do bem-estar: nossa satisfação com a vida aumenta e nossas emoções se tornam mais positivas", relatou Tromholt.
Em uma escala de 1 a 10, o nível de satisfação com a vida de quem estava no grupo que continuou usando a rede social subiu 0,08 pontos, passando de 7,67 para 7,75 no fim do experimento.
Já os "desconectados" apresentaram um aumento de 0,56 pontos no quesito, saltando de 7,56 para 8,12.

Mais felicidade, menos solidão

No último dia do experimento, ambos os grupos foram questionados sobre os sentimentos que vieram à tona aquele dia.
Dos participantes que ficaram fora da rede social, 88% relataram que estavam felizes e 84% disseram que curtiam a vida, contra 81% e 75%, respectivamente, dos que continuaram conectados.
Quando analisados sentimentos negativos, como tristeza e preocupação, o resultado foi o seguinte:
Dos integrantes do grupo que permaneceu no Facebook, 34% informaram que estavam tristes e 25% que se sentiam sozinhos. Esses percentuais correspondem a 22% e 16%, respectivamente, no grupo que se ausentou da rede social.
O experimento também mostrou que quem tirou férias do Facebook apresentou menos dificuldade de concentração, intensificou mais sua vida social e teve a sensação de que estava desperdiçando menos o seu tempo do que os que continuaram ativos na rede social.
"Além disso, foi demonstrado que os efeitos (de se ausentar) foram significativamente maiores entre os usuários frequentes do Facebook, os usuários passivos (que tendem a fazer poucas postagens) e aqueles que têm tendência a ter inveja dos outros", escreveu Tromholt.

(Fonte: BBC Brasil)

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Diretor de 'Tropa de Elite' diz que ser contra Lava Jato é fazer jogo da direita

Em entrevista a Folha de SP o cineasta José Padilha não poupa Lula, Dilma, Temer, Renan ou Cabral. Não lhe comove nem mesmo a imagem do ex-governador do Rio Anthony Garotinho se esgoelando numa ambulância, que correu a internet com a notícia de sua prisão preventiva na Operação Chequinho.
Morri de rir, afirma à Folha o diretor carioca de 49 anos. Ele só poupa a Operação Lava Jato, que em suas mãos virará uma série para a Netflix no ano que vem, e a figura de Sergio Moro, cuja aura controversa ele rebate.
Padilha saiu defendeu a Lava Jato, "A Lava Jato é o único caminho, e é uma pena que a esquerda não admita os crimes do PT e passe a apoiar as investigações. Ser contra a Lava Jato agora é ajudar ao PMDB e ao PSDB, é fazer o jogo da direita." afirmou o cineastra.
Leia na ÍNTEGRA AQUI

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Advogados de Lula discutem com o juiz Mouro em audiência com a testemunha de acusação Delcídio do Amaral

Primeira oitiva foi realizada na tarde desta segunda-feira (21), em Curitiba. Defesa de Lula questionou as perguntas formuladas pelo MPF.

Discussões entre a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o juiz federal Sérgio Moro – que é responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – e representantes do Ministério Público Federal (MPF) foram registradas na audiência realizada na tarde desta segunda-feira (21) no prédio da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba. 
                                   OUÇA ABAIXO
Depoimento COMPLETO Delcídio do Amaral DETONA LULA ao Juiz Sérgio Moro

#EuQuero10Medidas no topo do mundo


No inicio da noite de hoje (21), o site O Antagonista destacou o  tuitaço convocado pelo Ministério Público Federal em favor da aprovação das Dez Medidas contra a corrupção já é o quinto assunto mais comentado mundialmente no Twitter. Tuitaço é uma manifestação feita através de publicação intensa de tuites com uma hashtag comum: #EuQuero10Medidas
O site anda sugere que: compartilhem com os nobres deputados que faltaram à sessão da semana passada. A primeira parte da lista está aqui; e a segunda é esta aqui.



AMARGOSA: Prefeita Karina Silva garante todas as medidas legais para os trabalhos de Transição

A gestão garante que todas as medidas estão sendo tomada em atendimento a legislação.
Em esclarecimento à nota pública do site Bocão News, intitulada “Amargosa: Júlio Pinheiro se queixa de dificuldade na transição com a prefeita”, a Gestão Karina Silva rebate com veemência tais afirmações, tendo em vista que, a atual Gestão cumpre todos os requisitos de transparência, tornando público os atos administrativos municipais.
Com o objetivo de cumprir a obrigação legal prevista pelo TCM, a atual Gestão encaminhou, no dia 20 de outubro, o Of. GAB. 163/2016, ASSUNTO: Solicita nomes dos representantes da futura Administração para fins de Constituição de Transmissão de Governo de que trata a Resolução TCM/BA nº1311/2012, bem como indica a data de início dos trabalhos da referida Comissão, via correspondência registrada pelos CORREIOS destinada ao Sr. Júlio Pinheiro dos Santos Júnior, prefeito eleito, para que em um prazo de 10 dias indicasse os membros da Comissão de Transição. No dia 4 de novembro, a prefeitura recebeu o ofício, remetido pelo Sr Júlio Pinheiro, de nº TG 2016/2017 com a indicação dos membros. Em resposta, através do Of. GAB. 174/2016, a Prefeita Karina Silva reiterou a data de início dos trabalhos em obediência à Resolução do TCM.
Todas as providências estão sendo tomadas rigorosamente pela atual administração, de modo a assegurar a continuidade das atividades administrativas e dos serviços públicos, a que o povo de Amargosa tem direito.

Novo titular do MinC, Roberto Freire quer mudar Lei Rouanet ouvindo a população

OUTRO OLHAR/ Novo titular do MinC, Roberto Freire quer mudar Lei Rouanet ouvindo a população
O novo ministro da Cultura, deputado Roberto Feire destacou em entrevista à Globo News a importância da continuidade de uma “política estruturada” para a cultura no País, e defendeu que os incentivos da Lei Rouanet precisam ser melhor distribuídos. Ele disse que os recursos ficam concentrados no eixo Rio-São Paulo e que umas das prioridades do ministério será buscar medidas para equilibrar a distribuição.


Em relação à Operação Boca Livre, que investiga desvios na Lei Rouanet, Freire falou que vai pedir informações à Polícia Federal sobre o que já foi apurado. O novo ministro disse ainda que a ordem no ministério da Cultura agora é o diálogo.
Em meio à polêmica ainda mal explicada da saída de Marcelo Caleiro do Ministério da Cultura, o novo ministro, Roberto Freire (PPS), deu declaração em favor de mudanças na Lei Rouanet. Segue trecho:
“Somos favoráveis a que exista uma política de incentivo cultural, mas não cabe uma continuidade nos termos em que ela se encontra. Já existe um projeto tramitando no Congresso Nacional que pede a reforma da Lei. Vamos analisar o que ele propõe e discutir para saber se deve ter continuidade ou se devemos elaborar outra ouvindo mais a população” (grifamos)

 
DBS. Tecnologia do Blogger.