segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Redação da Fuvest tem o Iluminismo e a filosofia de Kant como tema

Das dez questões da prova de português, quatro foram sobre literatura e seis foram sobre gramática.

Conceitos do Iluminismo concebidos por Immanuel Kant serviram como base para a prova de redação deste ano da Fuvest 2017, de acordo com os primeiros candidatos a saírem do exame, a partir das 15h deste domingo (8).
Segundo informações do portal G1, foi usado um trecho de texto do filósofo, escrito em 1784, sobre como o homem pode atingir o esclarecimento e sair da "menoridade", ou seja, se tornar maior, valendo-se do seu próprio entendimento.
"Um texto do Kant que pedia esclarecimentos sobre como o homem se torna maior, sair de sua menoridade e se tornar maior de idade. Você podia abordar isso de várias formas, eu abordei por um lado político, mas não sei. Agora fica a dúvida, vamos esperar. Sempre tenho medo quando está fácil. Mas gostei das peculiaridades", disse o professor de história e geografia Carlos Augusto Bordignon, técnico administrativo da USP, que fez a Fuvest.
Considerado um clássico da época, o texto, traduzido para o português como "O que é Iluminismo?", faz uma exaltação da razão, um dos conceitos que regeram o movimento do século XVIII de recusa dos dogmas, e que deu à ciência e à racionalidade papel central no desenvolvimento político, econômico e educacional, entre outros.
Já das dez questões da prova de português, quatro foram sobre literatura - abordando os livros "Mayombe", de Pepetela, "O cortiço", de Aluísio Azevedo, "Vidas secas", de Graciliano Ramos, e "Sagarana", de Guimarães Rosa -, e seis foram sobre gramática.
"Ela exigiu muito, você tinha que ter bons conhecimentos de português, mas no todo ela não foi engessada e nem nada", disse Flávio Apolinário, ao deixar o local de prova.

(Fonte: Notícias ao Minuto)

0 comments:

CURTA!