domingo, 26 de fevereiro de 2017

"Ansiedade: o mal do século" por Jainne Lima

Quantas vezes você já perdeu noites de sono pensando em algo que vai acontecer? Quantas vezes você sentiu dores sem saber o motivo? Provavelmente muitas. Num mundo com tantas informações, nossa cabeça fica acelerada e tenta fazer tudo o mais rápido possível aproveitando cada segundo. É normal encontrar pessoas estressadas e inquietas devido às situações que presenciaram durante o dia e, acredite, sua ansiedade pode ser seu maior inimigo. Você não consegue focar sua mente em um pensamento de cada vez, e no fim acaba não resolvendo nada e gera o sentimento de frustração. Nunca fomos tão acelerados, e cada vez mais tal situação vai se agravando com o avanço da tecnologia e todas as mudanças do cotidiano, fazendo com que as pessoas pensem mais e mais rápido. Pensar é bom, pensar com consciência crítica é ótimo, mas pensar excessivamente e sem gerenciamento é uma bomba para o psicológico.
Todos nós já passamos por situações que geram ansiedade por coisas simples, como viajar, fazer uma prova, encontrar alguém, e de fato não tem nada errado com isso, desde que estes sintomas não lhe dominem por completo. Das crianças aos idosos, todos sofrem com esses sintomas, e o que mais provoca isso é o uso excessivo da tecnologia, informações, trabalho intelectual, atividades diárias que estimulam fenômenos cerebrais que acessam a memória numa velocidade nunca antes vista.
A questão é que pensar não é o problema, nem pensar rápido. O problema na verdade, é não aproveitar todos os pensamentos e informações que adquirimos como aprendizado. Por isso, os psicólogos recomendam ter um momento em que possa relaxar para que assim desacelere o pensamento. Dormir escutando música clássica é uma das melhores recomendações. Contemplar a natureza, passear, e o principal, que não depende de lugar nenhum: conversar.


Jainne Lima, 26/02/2017

4 comentários:

  1. Linda reflexão sobre um tema tão presente em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Jainne. Parabéns pelo texto, realmente a ansiedade é o mal do século. Isso perturba muitas pessoas e além disso elas não sabem lidar e o levam a problemas mais graves como a depressão.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que a maioria das recomendações já estou seguindo! Ótimo texto

    ResponderExcluir

CURTA!